Feira Brasil Solar Power vai movimentar o setor

Feira Brasil Solar Power vai movimentar o setor

Image

Brasil Solar Power recebe inscrições para evento oficial de energia fotovoltaica no país

Encontro promove palestras e debates sobre desenvolvimento e expansão da fonte


O Brasil Solar Power – Conferência e Exposição já recebe inscrições para seu evento, a ser realizado nos dias 30 de junho e 1º de julho, no Centro de Convenções SulAmérica, Rio de Janeiro. Organizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e pelo Grupo CanalEnergia, traz congressos de geração centralizada e geração distribuída, workshops técnicos e educacionais, além de uma feira de negócios com dezenas de players nacionais e internacionais.

A conferência irá abordar temas de extremo interesse do setor, visando o desenvolvimento e a expansão da fonte no Brasil, apresentando palestras e debates com a presença de autoridades e dos mais influentes nomes no segmento fotovoltaico. Trata-se de uma oportunidade única para networking e também para abrir frentes de novos negócios no setor, atraindo milhares de pessoas interessadas no potencial fotovoltaico no Brasil.

Sobre o mercado

A energia solar é a que mais cresce quando o tema é geração distribuída, representando mais de 90% das instalações existentes. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, em janeiro de 2016 existiam 1930 conexões, quatro vezes mais que em 2014, incluindo aí, além da solar fotovoltaica, as fontes eólica, biomassa, biogás, hidráulica e híbrida solar com eólica.

Com as novas regras para a micro e minigeração, que entraram em vigor no dia 1º de março e ampliaram as oportunidades para geração própria por residências e comércios, a expectativa da Aneel é que até 2024 mais 1,2 milhão de consumidores passem a produzir sua própria energia, o equivalente a 4,5 GW de potência instalada.

Para melhorar ainda mais o cenário, dezesseis estados brasileiros já deixaram de cobrar o ICMS para a micro e minigeração. Isso significa que os consumidores dos estados do Acre, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Roraima e do Distrito Federal que optarem por produzir a sua própria energia não precisarão pagar o imposto na compensação de energia.

No caso da geração centralizada, a solar também vem tendo destaque nos leilões de Reserva promovidos pelo governo. Já são mais de 1,6 GW de potência licitados e que deverão entrar em operação nos próximos anos. De acordo com o Plano Decenal de Energia 2024, a fonte solar deverá alcançar 7 GW de potência instalada ao fim do horizonte do plano, sem incluir a geração distribuída.


Evento: Brasil Solar Power – Conferência e Exposição
Data: 30 de junho e 1º de julho de 2016
Local: Centro de Convenções Sul América - Rio de Janeiro
Inscrições e informações: http://www.brasilsolarpower.com.br/

Compartilhe esta noticia: