Emater-MG inaugura usina fotovoltaica no Vale do Jequitinhonha para impulsionar energia renovável e redução de custos

Emater-MG inaugura usina fotovoltaica no Vale do Jequitinhonha para impulsionar energia renovável e redução de custos

Image

Com capacidade de produção de 12 mil kWh mensais, a microusina fotovoltaica possui 192 módulos fotovoltaicos, cada um com garantia de 25 anos.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) inaugurou, na quarta-feira (23/10), uma usina fotovoltaica na cidade de Ponto dos Volantes, na região do Vale do Jequitinhonha. O empreendimento faz parte de uma ampla estratégia de investimento em geração de energia limpa e renovável, com foco em reduzir as despesas operacionais e incentivar a sustentabilidade.

Com capacidade de produção de 12 mil kWh mensais, a microusina fotovoltaica foi construída em uma área pertencente à Emater-MG, anteriormente ocupada pelo centro ambiental Verde Minas. Para viabilizar o projeto, foram investidos cerca de R$ 440 mil, resultando na instalação de 192 módulos fotovoltaicos, cada um com garantia de 25 anos. A energia gerada é destinada à compensação do consumo da unidade central da Emater-MG, localizada em Belo Horizonte, através da conexão com a rede de distribuição da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Em nota, a Emater-MG explica que planeja expandir o projeto de geração de energia solar para outras unidades da empresa, com o objetivo de atingir a autossuficiência energética.

"Ao investir em energia limpa, estamos contribuindo com o meio ambiente de forma ambientalmente sustentável. A proposta da Emater-MG é fazer novas usinas em outros municípios para atender o consumo de energia da empresa. A empresa vai investir na implantação de outras usinas fotovoltaicas, de modo a garantir a utilização de 100% de energia própria”, explica o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia.

Paralelamente, a empresa também busca incentivar a adoção de energia solar por pequenos produtores rurais. A iniciativa inclui a criação de um cadastro de empresas e profissionais capacitados para atuar na implantação e manutenção de sistemas de micro e minigeração de energia solar, ajudando produtores interessados em adotar essa tecnologia nas suas propriedades.

A iniciativa de incentivo à energia solar em propriedades rurais faz parte do projeto estadual Sol de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG). O projeto pretende diversificar a matriz energética, promovendo a geração de energia solar em diversos setores, incluindo residências, comércios, indústrias e propriedades rurais.

Vale pontuar que Minas Gerais é um dos estados líderes na produção de energia solar no Brasil, concentrando cerca de 20% da capacidade de geração solar do país, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de 2024. Ao todo, o estado conta com 8 GW de capacidade instalada, somando tanto grandes usinas quanto pequenos sistemas de geração distribuída.

O estado oferece ainda incentivos fiscais para a geração de energia solar, com isenção de ICMS para usinas de até 5 MW na geração distribuída, acima do limite adotado por outros estados, que é de até 1 MW. Esses estímulos, somados ao alto índice solarimétrico e à ampla disponibilidade de terras, têm feito de Minas um polo promissor para o desenvolvimento da energia fotovoltaica, especialmente em áreas de baixa produtividade agrícola, como o Norte do estado, que agora encontram novas oportunidades de retorno econômico.

Compartilhe esta noticia: