Estudos para geração de energia solar em reservatórios no Ceará tem sido pauta

Estudos para geração de energia solar em reservatórios no Ceará tem sido pauta

Image

Iniciativa desenvolvida pela Cogerh visa reduzir os altos custos com energia elétrica e promover a sustentabilidade da operação

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) está avançando em seus esforços para a geração de energia solar em suas operações, por meio da Gerência de Eficiência Energética (Gefen), criada em julho de 2024. O objetivo da iniciativa é reduzir os altos custos com energia elétrica e promover a sustentabilidade da operação.

Carlos Alberto Teixeira, gerente de eficiência energética, detalha que a companhia está estudando o potencial de geração fotovoltaica em reservatórios do Estado. Entre as opções avaliadas, destaca-se a implementação de plantas flutuantes, onde painéis solares seriam instalados sobre o espelho d’água de açudes, captando energia solar de maneira eficiente.

As Estações Elevatórias 00 e 01, localizadas em Pacatuba, já possuem infraestrutura pronta para autoprodução de energia, o que beneficiaria tanto o consumo da própria companhia quanto a possível comercialização no Mercado Livre de Energia. “Na busca por um modelo sustentável de transferência de recursos hídricos que atenda todos os interesses da população cearense, é importante que a Cogerh percorra esse caminho de inovação no uso da energia solar para garantir a sustentabilidade da sua operação", afirma Carlos Alberto.

Além disso, a Gefen já realizou reformas para modernizar as salas de painéis das Estações Elevatórias, que ficam ao lado do Açude Gavião, um dos principais reservatórios responsáveis pelo abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza. A subestação elétrica também passou por melhorias, com a instalação de um novo transformador que garantirá o funcionamento das operações, atendendo cerca de 4 milhões de habitantes e suprindo demandas hídricas do Porto do Pecém.

Entre as próximas etapas, a Cogerh planeja adquirir inversores de frequência e um sistema de monitoramento mais avançado para as estações elevatórias, com o objetivo de otimizar o consumo de energia, especialmente no acionamento das bombas hidráulicas. Essa medida reforça o compromisso da Companhia com a eficiência e a sustentabilidade, ampliando as possibilidades de atuação, como o uso da energia solar para fomentar a produção de hidrogênio verde no Ceará.

Compartilhe esta noticia: