Incentivos podem reduzir significativamente o CAPEX dos projetos solares, diz especialista

Incentivos podem reduzir significativamente o CAPEX dos projetos solares, diz especialista

Image

Diversas oportunidades de negócio para integradores e empreendedores do setor foram abordadas durante o Fórum GD Nordeste na última semana

A 25ª edição do Fórum GD Nordeste trouxe debates bastante esclarecedores aos participantes. Thiago Bao Ribeiro, especialista em energia renovável e tributos e representante da Bao Ribeiro Advogados, foi um dos que apresentou diversas oportunidades de negócio para integradores e empreendedores do setor.

Com vasta experiência na estruturação de projetos de geração distribuída e operações de compra e venda de empresas, o especialista destacou a importância de se adotar modelos de negócios inovadores para escalar operações e garantir a viabilidade financeira dos projetos. Thiago enfatizou a relevância de estruturar o modelo de investimento desde o início, destacando dois benefícios fiscais pouco conhecidos: o RAID e o ICMS. Segundo ele, esses incentivos podem reduzir significativamente o CAPEX dos projetos, proporcionando uma economia substancial. Ele também ressaltou a importância de entender o perfil dos investidores, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, e de criar um arranjo societário robusto para proteger o negócio de eventuais problemas financeiros dos sócios.

Um dos modelos discutidos por Thiago foi o das usinas de investimento, que, apesar de ainda pouco difundido no Nordeste, têm se mostrado bastante eficazes em Minas Gerais. Este modelo permite a construção de usinas com capital proveniente de investidores, oferecendo uma solução viável para aqueles que enfrentam dificuldades em obter crédito junto a bancos de fomento. O especialista apresentou até uma novidade que tem sido bem-sucedida em Minas Gerais e que pode virar exemplos para demais estados: o investimento em condomínios de usinas. Ele explicou que essa estratégia permite a criação de várias usinas de menor porte dentro de um mesmo projeto, dividindo os custos e os benefícios entre os investidores. Isso facilita a superação de desafios técnicos, como a inversão de fluxo de potência.

Por fim, o especialista concluiu sua apresentação reforçando a importância da diversificação dos negócios no setor de energia renovável e se colocou à disposição para esclarecer dúvidas sobre os temas abordados. A palestra completa pode ser acessada pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=1Px0ckwxBJI.

Compartilhe esta noticia: