ENTREVISTA: Portal Brasil Solar conversa com Wilson Soares, gerente de marketing da AESolar

ENTREVISTA: Portal Brasil Solar conversa com Wilson Soares, gerente de marketing da AESolar

Image

Fabricante é player importante na fabricação de módulos fotovoltaicos, traz tecnologia alemã e atua em mais de 100 países levando solução fotovoltaica para o mercado de energia solar

Portal Brasil Solar: Qual é a história da AE Solar e como a empresa se tornou um player importante na fabricação de módulos fotovoltaicos?

Wilson: Desde o surgimento da empresa, em 2003, a AESolar assumiu o propósito de ser uma das empresas líderes do setor de módulos fotovoltaicos, sempre com um olhar voltado para o futuro. Construída sobre a excelência da engenharia alemã, a companhia tem foco em fazer a energia sustentável acessível para todos.

Para nós, inovação é palavra-chave e estamos constantemente ampliando os limites da tecnologia para oferecer melhores soluções e expandir nosso alcance no setor de energia solar. Trabalhar com essa visão permitiu que nos tornássemos uma marca consolidada, com um histórico de alta qualidade e performance construído durante os últimos 21 anos.

Hoje, a AESolar conta com sede na cidade de Königsbrunn, Alemanha, e escritórios-satélite no Brasil e na Geórgia (EUA). Nossas linhas de produção localizam-se na China e na Turquia, com capacidade anual de 2GW. Além disso, contamos com uma rede global de distribuição em mais de 95 países e trabalhamos com produtos disponíveis em mais de 100 nações.

Portal Brasil Solar: Quais são os principais produtos da AE Solar e como eles se destacam no mercado?

Wilson: A AESolar garante alta qualidade e o melhor desempenho dos módulos fotovoltaicos utilizando somente matérias-primas e componentes superiores e dos melhores fornecedores. Atualmente, nossos principais produtos são:

* PV AURORA — Top Performer pelo Kiwa PVEL. Reforçando o nosso compromisso em oferecer módulos fotovoltaicos da mais alta qualidade e desempenho excepcional.
* PV METEOR - série de módulos fotovoltaicos com tecnologia n-Type TOPCON (Tunnel Oxide Passivated Contact). As células solares Topcon demonstram maior bifacialidade em comparação com as células solares PERC. O valor, entre 75% a 85%, leva ao maior rendimento energético.
* PV COMET - Série de módulos fotovoltaicos com potência entre 560W - 700W, que conta com células de tecnologia de heterojunção e tem eficiência de até 22,2%. A célula HJT também é uma célula bifacial natural, com uma cor muito mais estável.
* PV Neptune - de tecnologia híbrida, que produzem energia elétrica e térmica a partir da radiação solar.
* PV TERRA - nova tecnologia de módulos agrofotovoltaico (Agro-FV) para uso duplo da terra: Produção Energética e a Agricultura.
* PV HORIZON – o epítome da elegância e eficiência na integração solar com a tecnologia de células solares N-Type TOPCon.

E, por fim, trabalhamos com tecnologia HSF 2.0 (HOT-SPOT FREE). Em um módulo padrão, o impacto do sombreamento em uma única célula afeta uma sequência inteira. Já nos módulos inteligentes AESolar, com tecnologia Hot-spot Free, essa perda é na saída de apenas uma única célula durante o sombreamento.

Portal Brasil Solar: Como a AE Solar aborda a questão da sustentabilidade em seus processos de fabricação?

Wilson: Unindo responsabilidade social aos nossos negócios, assumimos o compromisso de defender os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.

O mascote da nossa empresa - Albert, o urso - também vem ao encontro disso, chamando a atenção para as mudanças climáticas. A utilização de combustíveis fósseis tem tido um impacto significativo no nosso ambiente e vem refletindo em problemas como: aquecimento global, aumento do nível do mar, destruição de terras e diminuição da diversidade de espécies. Esperamos que a imagem de Albert sirva como um lembrete da necessidade urgente de alternativas ao uso de combustíveis fósseis, da conscientização ambiental e da importância da transição energética para fontes limpas e sustentáveis.

Portal Brasil Solar: Quais são os planos da AE Solar para o futuro em termos de inovação e expansão no mercado global?

Wilson: Atualmente, planejamos a instalação de unidades de produção de módulos em 5 GW na Alemanha, Bulgária, República Tcheca e Grécia, com expectativa de conclusão final e entrada em operação no ano de 2025.

Portal Brasil Solar: Na visão da AE Solar, qual a importância do Fórum GD Centro-Oeste para a cadeia produtiva do setor no Brasil?

Wilson: É com grande entusiasmo que participaremos do próximo evento Fórum GD Centro Oeste, no qual teremos a oportunidade de discutir os principais desafios e oportunidades para o setor de Energia Solar Fotovoltaica e Geração Distribuída de Fontes Renováveis.

O evento será uma plataforma valiosa para compartilhar conhecimentos, experiências e insights sobre como enfrentar os desafios atuais e explorar as oportunidades emergentes nesse setor crucial para o desenvolvimento sustentável.


Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: