Especialista da ANEEL destaca oportunidades e desafios da transição energética no Brasil

Especialista da ANEEL destaca oportunidades e desafios da transição energética no Brasil

Image

Livia Raggi esteve presente no XII Seminário de Energia, promovido pelo Sindenergia esta semana

Especialista em regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Livia Raggi, compartilhou insights sobre o papel do setor elétrico e da regulação no contexto da transição energética na palestra “Políticas públicas e regulatórias para impulsionar a transição energética”, durante o XII Seminário de Energia, promovido pelo Sindenergia, de 21 a 22 de maio, na Federação das Indústrias de Mato Grosso.

Ela apontou que 87% da matriz energética do Brasil é renovável, enquanto no mundo é 28,1%. No período de 23 anos, o Brasil saltou de 81GW para 232GW, com aumento da participação de fontes de energéticas como a solar, eólica, que sequer existiam em 2001.

Raggi enfatizou que, apesar dos desafios inerentes à transição para fontes de energia mais limpas, é possível converter esses obstáculos em novas possibilidades de crescimento. Ela ressaltou a importância de uma transição que beneficie a sociedade como um todo, sem sobrecarregar os consumidores, especialmente aqueles com menor poder aquisitivo.

A especialista alertou para a necessidade de uma distribuição equitativa dos custos associados à transição energética. Investimentos são essenciais para avançar em direção a um futuro energético mais sustentável, mas Raggi defende que esses custos não devem recair exclusivamente sobre as tarifas de energia elétrica.

“A energia deve ser um vetor de progresso e não um fardo financeiro para os cidadãos”, afirmou Raggi. Ela concluiu sua palestra destacando que a energia não só deve impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Brasil, mas também ser acessível para que todos possam contribuir e se beneficiar desse crescimento.


Fonte: Sindienergia

Compartilhe esta noticia: