Oportunidades da energia limpa no agronegócio brasileiro foram debatidas durante Fórum Regional de Geração Distribuída

Oportunidades da energia limpa no agronegócio brasileiro foram debatidas durante Fórum Regional de Geração Distribuída

Image

Energia solar entra como pauta importante para sanar desafios do dia a dia como irrigação e refrigeração de aviários

Durante o recente Fórum Regional de Geração Distribuída (Fórum GD) na Região Sul, o especialista Carlos Andriolli, da WEG Solar, trouxe à tona importantes insights sobre o panorama atual do agronegócio no Brasil. Andriolli compartilhou sua experiência e conhecimento, destacando tanto as oportunidades quanto os desafios enfrentados pelos profissionais que atuam nesse setor vital da economia brasileira. Também contribuiu com sua experiência quando o assunto é adesão de energia renovável no campo e o quanto ela ainda pode contribuir.

Andriolli começou sua palestra ressaltando a magnitude do agronegócio no Brasil. De acordo com dados do IBGE, cerca de 24,8% do PIB brasileiro é oriundo desse setor, enquanto mais de 30% dos empregos no país estão relacionados a atividades agrícolas. Além disso, mais de 50% das exportações brasileiras são provenientes do agronegócio, com destaques como a produção de soja, açúcar, café e suco de laranja.

Contrariando a ideia de que o agronegócio é um setor atrasado, Andriolli enfatizou a crescente adoção de tecnologias avançadas, dando destaque à Indústria Agro 4.0 e até mesmo à Indústria 5.0. Ele ressaltou que empresas como a WEG estão desenvolvendo soluções inovadoras para atender às demandas específicas desse mercado.

"O Brasil tem a grande vocação para a produção mundial. Já foi a ideia que o agronegócio é terceiro mundo, não tem muita tecnologia envolvida. Poderia muito bem-estar falando aqui do Agro 4.0. Hoje já estamos falando da indústria 5.0, do agronegócio" comenta o especialista.

A energia solar no Campo

Um dos pontos de destaque da palestra foi o potencial da energia solar no agronegócio. Andriolli apresentou casos de sucesso e destacou a crescente demanda por soluções de energia renovável, especialmente em áreas como bombeamento para irrigação e refrigeração de aviários.

Apesar do crescimento e da inovação, Andriolli apontou diversos desafios que ainda persistem no agronegócio brasileiro. Ele destacou a dificuldade em adaptar a linguagem técnica ao perfil dos clientes do setor, ressaltando a importância de um atendimento personalizado e alinhado às necessidades dos produtores rurais.

Ele comentou ainda que embora os números de energia solar tenham crescido positivamente nas vendas, o número ainda é pequeno se comparado a demanda que o setor possui. Isso porque dentre os principais desafios citados pelo especialista está a carga tributária, a infraestrutura logística e também o fornecimento de energia. Assim, a energia solar entra como uma boa oportunidade para sanar esse tipo de problema.

" E quando eu falo por falta de energia, não é igual como quando aconteceu em São Paulo, uma semana. Eu tô falando de 15 minutos, meia hora, uma hora. Isso é problema. Vocês enxergam que um aviário não pode ficar meia hora sem energia, por exemplo? E aí o que eles têm? Gerador a diesel. Quando o cliente tem gerador a diesel, ele é o meu cliente. Porque aí eu vou entrar com energia solar. para diminuir o consumo do diesel, não é nem para eliminar. Se eu quiser eliminar eu boto baterias" ressalta Andriolli.

Perspectivas Futuras

Ao concluir sua apresentação, Andriolli ressaltou que o agronegócio brasileiro continua sendo uma fonte de oportunidades, especialmente para empresas que conseguem compreender as demandas específicas desse mercado e oferecer soluções inovadoras e personalizadas. Os empresários de energia solar, por sua vez, contam com boas perspectivas.

"Por que investir no Agronegócio? Os números, os cenários: no Brasil 22% da nossa área é irrigável e dessas 22% apenas 16% está irrigada. Irrigada, bombeamento, bombeamento energia, energia sistema solar, solução." finaliza o especialista.

A palestra completa de Andriolli está disponível no canal oficial do Grupo FRG Mídias & Eventos, no YouTube pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=Yq9gorWUNI4&t=793s

Compartilhe esta noticia: