Energia e sustentabilidade: Super Bowl LVIII foi impulsionado por projeto solar inédito em Nevada

Energia e sustentabilidade: Super Bowl LVIII foi impulsionado por projeto solar inédito em Nevada

Image

Super Bowl LVIII foi o primeiro evento esportivo a ser totalmente alimentado por energia solar no país

O Super Bowl LVIII, que aconteceu no último dia 11 de fevereiro, nos Estados Unidos, surpreendeu a todos com o abastecimento de energia elétrica. Na ocasião, o evento foi totalmente abastecido por energia renovável, graças a um projeto de energia solar e armazenamento da EDF Renewables em Nevada.

O jogo final da temporada de 2023 da NFL, que aconteceu no Allegiant Stadium em Las Vegas, contou com 28 MWh de eletricidade fornecidos pelo projeto Arrow Canyon da EDF, conforme relatado pelo rastreador climático NZero. Dessa forma, o projeto trouxe painéis solares, bem como uma instalação de armazenamento de energia em bateria (BESS) de 5 horas e capacidade de 75 MW, a qual entrou em operação comercial em novembro do ano passado.

Segundo a Associação das Indústrias de Energia Solar dos EUA (SEIA), o estado norte-americano, possui um dos maiores mercados solares dos Estados Unidos, com 6,2 GW de capacidade instalada no terceiro trimestre de 2023. Para atingir a potência, no entanto, cerca de US$ 10,9 bilhões foram investidos no setor solar do estado. Além disso, as projeções também são as melhores possíveis, uma vez que elas apontam que os desenvolvedores instalarão 7 GW de nova capacidade nos próximos cinco anos, impulsionados pelo objetivo do estado de atender metade de sua demanda de energia com fontes renováveis até 2030, em comparação com os 22% em 2020.

Em nota, o Abigal Ross Hopper, presidente e CEO da SEIA, pontuou que o evento marcou um momento histórico com a produção de energia limpa, bem como reduziu consideravelmente as emissões de gases poluentes.

"A decisão da Allegiant de adotar energia solar economizará milhões em custos de eletricidade, ao mesmo tempo em que ajudará o estádio a reduzir suas emissões. Além disso, cada um dos mais de 65.000 torcedores que comparecerão ao grande jogo de domingo podem se sentir bem sabendo que todas as telas, câmeras e máquinas de pipoca são movidas pelo sol!" ressaltou ele.

Compartilhe esta noticia: