Estados brasileiros estão aumentando as vendas de carros elétricos

Estados brasileiros estão aumentando as vendas de carros elétricos

Image

Apenas quatro estados tiveram aumento de emplacamentos inferior a 50% em relação a 2022, segundo a ABVE.

No auge do ano da eletrificação veicular no Brasil, as vendas de veículos leves eletrificados experimentaram um crescimento significativo em todas as regiões do país durante 2023. Segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) apenas quatro estados registraram um aumento de emplacamentos inferior a 50% em comparação a 2022, sendo assim um resultado muito positivo a todos os estados do país para adesão da tecnologia.

Segundo a ABVE, as regiões apresentaram um crescimento superior a 50%, sendo a região Sudeste o líder no segmento até o momento. Além disso, 8 dos 23 estados tiveram crescimento acima dos 100%, sendo três deles presentes na região Nordeste.

"O crescimento de 91% no Nordeste, com 11.788 emplacamentos em 2023 (contra 6.175 em 2022), indica que a eletromobilidade deixa de ser um fenômeno dos estados do Sudeste e começa a se espalhar por todo o país. A evolução das vendas de eletrificados no Nordeste foi puxada pelo forte aumento em cidades como Maceió (+192%), Fortaleza + (173%) e Recife (+134%) explica a ABVE em nota.

No que diz respeito às vendas totais, as principais cidades foram São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. Por estados, São Paulo lidera de forma isolada as vendas totais de veículos leves eletrificados, assim como vem seguido pelo Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.

No panorama nacional, por fim, o Brasil registrou um total de 93.927 veículos leves eletrificados em 2023, superando todas as previsões, com um crescimento de 91% em relação a 2022.

"Só em dezembro, as vendas chegaram a 16.279, quase o triplo das 5.587 de dezembro de 2022 (+191%), superando todos os recordes mensais da série histórica da ABVE Data. Os números de eletrificados se referem à soma de veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV), elétricos 100% a bateria (BEV) e elétricos híbridos convencionais sem recarga externa (HEV). Automóveis, SUV e comerciais leves" explica a ABVE.

Todos os gráficos e números sobre o setor podem ser acessados no site oficial da instituição.

Compartilhe esta noticia: