Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Módulos Fotovoltaicos foi inaugurado em Campinas

Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Módulos Fotovoltaicos foi inaugurado em Campinas

Image

Empreendimento é considerado o primeiro da América Latina, bem como visa estudar todo o ciclo da produção

Na última semana, a cidade de Campinas, interior paulista, inaugurou o primeiro laboratório de pesquisa e desenvolvimento de módulos fotovoltaicos da América Latina. De responsabilidade da BYD Energy, o evento reuniu autoridades dos âmbitos municipal, estadual e federal.

Segundo a prefeitura, a iniciativa evidencia o potencial do Brasil para se tornar autossuficiente na fabricação de módulos fotovoltaicos, especialmente considerando que o país foi o terceiro maior exportador de silício do mundo em 2022, a matéria-prima primordial para a produção de painéis solares.

Durante o evento, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, enfatizou a importância de contar com uma empresa como a BYD, reconhecida mundialmente pela transformação de energia limpa, instalada no município. Também ressaltou que a inauguração do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, focado no aprimoramento de painéis fotovoltaicos, é fundamental para enfrentar as mudanças climáticas, promovendo o uso de energia limpa e eficiente, além da eletrificação da frota de veículos e ônibus.

"A inauguração desse Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para o aperfeiçoamento de painéis fotovoltaicos é de fundamental importância. Nós só vamos enfrentar as mudanças climáticas com uma energia limpa, com painéis fotovoltaicos eficientes, com a eletrificação da frota, tanto de ônibus quanto de veículos. Só assim nós poderemos minimizar os efeitos das mudanças climáticas que enfrentamos" destacou Saadi.

Além disso, o prefeito também destacou as parcerias com instituições de pesquisa locais, como a Unicamp, o CTI Renato Archer e o Instituto Eldorado, enfatizando a importância do ecossistema de inovação de Campinas para atrair investimentos de empresas como a BYD. Ele concluiu ressaltando que tais esforços contribuem para a busca por uma energia mais limpa e sustentável, promovendo um meio ambiente mais amigável.

Com o novo laboratório, os investimentos da BYD em pesquisa e desenvolvimento no Brasil alcançam R$65 milhões. Essa iniciativa reforça o compromisso da empresa em trazer suas principais soluções para o mercado brasileiro e promover o desenvolvimento tecnológico local.

Na ocasião, o vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth, também comentou a inauguração do laboratório. Ele pontuou que a importância desse momento para o Estado, sublinhando o trabalho desde a produção de silício até os módulos fotovoltaicos.

"Essa é mais uma oportunidade da BYD deixar sua marca, mostrando a importância de nacionalizar as suas soluções. E o nosso Estado tem incentivado muito o desenvolvimento dessa transição energética. Com a inauguração desse laboratório, mais uma vez, vemos a importância de unir o poder público, as empresas, os institutos de pesquisa para construir melhores soluções para as cidades", finalizou.


Fonte: Portal Brasil Solar - por Thayssen Carvalho

Compartilhe esta noticia: