COP 28 desenvolverá fundo para países afetados pelo aquecimento global

COP 28 desenvolverá fundo para países afetados pelo aquecimento global

Image

Cerca de US$420 milhões estão previstos segundo a conferência que está acontecendo em Dubai.

A COP 28, a 28ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, está acontecendo em Dubai e deve seguir até o dia 12 de dezembro. Nos primeiros dias, por sua vez, muitas questões foram debatidas, bem como um fundo para países afetados pelo aquecimento global anunciado.

Ao todo, cerca de 420 milhões de dólares serão disponibilizados para países atingidos pelas catástrofes ambientais. A COP 28 destacou que o fundo foi chamado de Fundo de Perdas e Danos", assim como representa o principal resultado da COP 27, realizada em 2023 no Egito, onde foi aprovada a criação do fundo, mas sem definir seus detalhes.

Ainda segundo a COP 28, o dinheiro do fundo será disponibilizado pela União Europeia, a qual dará 246 milhões de dólares, bem como pelos Emirados Árabes, os quais também se comprometeram com 100 milhões de dólares. Por fim, a última parte será disponibilizada pelos Estados Unidos, a partir de 17,5 milhões de dólares.

Segundo os ambientalistas, o fundo foi implementado logo na abertura da conferência de modo a eliminar qualquer receio de que não fosse debatido pelas nações envolvidas. Também foi caracterizado como um feito histórico, bem como foi enaltecido por Madeleine Diouf Sarr, presidente do grupo de países menos desenvolvidos.

Contudo, embora seja considerada como uma “Justiça Climática”, muitos especialistas definem que o fundo ainda é pequeno se comparado aos grandes estragos que as mudanças climáticas estão trazendo ao mundo devido ao aumento da temperatura da terra.

Além do fundo, já abordado na última COP, outros temas também estão sendo abordados nos últimos dias, como o balanço global, que por sua vez, examina como os países estão cumprindo suas metas em relação às mudanças climáticas definidas pelo Acordo de Paris, bem como também a redução dos combustíveis fósseis.

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: