Normas de segurança dos sistemas de energia solar estão sendo tema de debate em Goiás

Normas de segurança dos sistemas de energia solar estão sendo tema de debate em Goiás

Image

Audiência pública voltada ao assunto foi proposta na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

Normas de segurança dos sistemas fotovoltaicos, em especial no que diz respeito ao expresso na Norma Técnica 44/23, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO) , serão debatidas em audiência pública em Goiás em dezembro.

A novidade foi divulgada pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), a pedido do presidente da casa, deputado Bruno Peixoto (UB). Na última semana, ele solicitou um requerimento para realização de uma audiência pública sobre o assunto, a qual ficou definida no próximo dia 12 de dezembro às 10 horas.

Vale reforçar que as normas estabelecidas pelos bombeiros de Goiás regulamentam as medidas de segurança contra incêndio e pânico em edificações ou locais que possuam sistemas de energia solar obtidas por meio de placas fotovoltaicas.

Em nota, Peixoto pontua que o objetivo da audiência é trazer mais segurança às instalações.

“A audiência visa debater o teor da norma técnica entre os bombeiros e empresários, construtores, síndicos de condomínios e demais agentes que disponham desses dispositivos em suas residências e estabelecimentos. Queremos identificar possíveis omissões para aperfeiçoar ao máximo a normativa, de maneira que todos os envolvidos sejam beneficiados ", pontua ele.

Vale pontuar ainda que instalações de qualidade são essenciais para o desenvolvimento do setor de geração distribuída no Brasil. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) revelam que o país já gera mais de 24 MW de energia através da micro e minigeração de energia.

Normas brasileiras para sistemas FV

As normas de segurança dos sistemas de energia solar são um conjunto de regras e regulamentos projetados para proteger os trabalhadores e o público de lesões ou danos. Essas normas são importantes para garantir que os sistemas de energia solar sejam instalados e mantidos com segurança.

No Brasil, as normas de segurança dos sistemas de energia solar são regulamentadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a qual estabelece os requisitos mínimos para a instalação e manutenção de sistemas de energia solar fotovoltaicos residenciais.

Dessa forma, é importante que os trabalhadores que instalam e mantêm sistemas de energia solar estejam familiarizados com as normas de segurança aplicáveis. O treinamento adequado pode ajudar a prevenir lesões e danos.

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: