Semáforos irão funcionar com energia solar em Goiás

Semáforos irão funcionar com energia solar em Goiás

Image

Nova lei foi aprovada esta semana pela Câmara de Vereadores de Goiânia, capital do estado.

A produção de energia solar está realmente ganhando espaço nas áreas privadas e públicas no Brasil. A produção pelo próprio consumidor, inclusive, já possui mais de 24 MW de potência instalada segundo dados atualizados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

E é justamente neste necessário de crescimento que muitos prédios públicos, bem como serviços prestados à população, também estão investindo na fonte renovável através do sol. Um exemplo disso vem de uma nova lei aprovada pela Câmara de Vereadores da cidade de Goiânia, em Goiás.

De autoria do vereador Anderson Sales - Bokão (SDD), o projeto determina que a prefeitura elabore um cronograma para substituição progressiva de equipamentos à base de energia elétrica de modo que todos recebam o funcionamento de semáforos instalados em vias públicas de Goiânia.

A nova lei já foi publicada no Diário Oficial do município, assim como aguarda agora a regulamentação, pela Prefeitura, para sua aplicação. Em nota, a assessoria do vereador, autor do projeto, pontua que o texto traz pontos importantes sobre a utilização de energia fotovoltaica.

“Os equipamentos serão dotados de células fotovoltaicas para conversão de raios solares em energia armazenada, em baterias próprias, para essa funcionalidade. A Prefeitura deverá elaborar cronograma para substituição progressiva dos semáforos à base de energia elétrica, fornecidos de modo convencional, por novos equipamentos à base de energia solar ", diz a nota.

Na ocasião, Bokão reforça ainda que a tecnologia trará ainda mais segurança ao trânsito, bem como contribuirá de forma satisfatória para a transição energética.

“São muitos os benefícios da utilização de energia solar como fonte de semáforos. Além de representar economia para o município, traz mais segurança ao trânsito, já que esses semáforos com fonte energética própria não se sujeitaram a faltas recorrentes de energia, que ocorrem especialmente em dias de chuva em nossa cidade”, finaliza o vereador.

Fonte: Portal Energia Solar

Compartilhe esta noticia: