Parceria entre Universidade e Fabricante de Módulos Fotovoltaicos vem trazendo melhorias aos processos de produção

Parceria entre Universidade e Fabricante de Módulos Fotovoltaicos vem trazendo melhorias aos processos de produção

Image

Incentivos envolvem pesquisas sobre células, módulos e sistemas fotovoltaicos.

Uma parceria desenvolvida pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a fabricante líder do mercado fotovoltaico, BYD, vem incentivando o desenvolvimento de pesquisas sobre células, módulos e sistemas fotovoltaicos. A iniciativa, que acontece desde 2017, vem contribuindo de forma satisfatória para o setor renovável do Brasil.

De acordo com a fabricante, as pesquisas envolvem melhorias contínuas nos processos de fabricação, assim como visam proporcionar a introdução de novos produtos ao mercado nacional, sempre mantendo a premissa dos padrões internacionais de manufatura, assim como garantia de alta qualidade.

Ao longo dos anos, a parceria permitiu a criação de um laboratório pioneiro para a realização de testes e estudos sobre a degradação e o desempenho de módulos fotovoltaicos, assim como proporcionou bolsas de estudo para mestrado e doutorado de 10 estudantes da UNICAMP.

Entram para os benefícios da parceria também a aquisição de equipamentos e insumos para a realização das pesquisas, além é claro da disponibilização de infraestrutura para isso.

Em nota, Marcelo Villalva, professor doutor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp e coordenador dos estudos, reforça o quanto a parceria entre rede privada e universidade tem se tornado importante para a formação de pessoas.

“A parceria com a BYD é um exemplo bem-sucedido de cooperação entre empresa e universidade. São investimentos importantíssimos na formação de pessoas em um País tão carente de recursos para a ciência ``, destaca ele.

O especialista ainda comenta os benefícios que o laboratório desenvolvido pela parceria trouxe ao campo de estudo fotovoltaico. Segundo ele, o mesmo é composto hoje por equipamentos de última geração, os quais antes não eram possíveis serem acessados pelos cientistas brasileiros devido à falta de verba.

Quem também comentou o assunto foi Hugo Alvarez, pesquisador e Doutor em eletrônica, microeletrônica e optoeletrônica do setor de pesquisa e desenvolvimento da BYD. Na ocasião, o mesmo ressaltou o quanto o incentivo ao desenvolvimento de capital humano nas universidades e estímulo à ampliação de pesquisas no país é importante.

“É um trabalho conjunto que possibilita, além de compreender os mecanismos de degradação de um módulo, auxiliar a homologação junto ao INMetro. Sem esquecer o impacto positivo para a ciência no Brasil ``, reforça ele.

A fabricante tem hoje 18 mil patentes registradas com o envolvimento de 40 mil engenheiros e pesquisadores ao redor do mundo. O objetivo da empresa, segundo a BYD é oferecer energia limpa e soluções elétricas para o transporte de diferentes segmentos, dessa forma a empresa investe em grande escala em um departamento de pesquisa e desenvolvimento (P&D), o qual é fomentado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (PADIS).

Os resultados das pesquisas desenvolvidas entre a fabricante e a UNICAMP passaram a ser apresentados em workshops de modo a unir a presença de docentes e estudantes da universidade.

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: