Seis recordes de geração eólica e solar foram registrados pela ONS em julho

Seis recordes de geração eólica e solar foram registrados pela ONS em julho

Image

Melhor resultado foi registrado pela fonte através dos ventos na região Nordeste no último domingo.

A produção de energia limpa vem ganhando cada vez mais espaço na matriz elétrica brasileira, assim como obtendo bons resultados também. Esta semana o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou que no último final de semana seis novos recordes de geração eólica e solar foram sentidos no Brasil.

O primeiro deles, por sua vez, foi sentido na região Nordeste através da fonte de energia eólica. O resultado inclusive foi o melhor registrado pela fonte no ano segundo a instituição, o qual foi de 12,496 MW médios de energia.

Ainda segundo a ONS, os registros de geração eólica ao longo do fim de semana representam mais de 120% da demanda do Nordeste. O maior pico de geração instantânea da fonte foi notado no final do dia 24, às 22h12. O pico por sua vez registrou um total de 14.473 MW. “O recorde anterior era de 14.167 MW, no dia 8 de julho deste ano” explica o operador.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica) o Brasil hoje conta com um potencial importante na geração de energia através do vento. A potência instalada do setor hoje é de 21,5 GW e a cada MW instalado 11 postos de trabalho são criados. A indústria eólica hoje ocupa a sexta posição no Ranking Global de Capacidade Instalada onshore com mais de 1.500 GW de potencial em eólicas onshore e offshore.

Recordes em energia solar também foram sentidos pela ONS

Assim como a energia eólica, a fonte solar também esteve entre os recordes registrados pelo ONS no subsistema do Nordeste e no Sistema Interligado Nacional (SIN). De acordo com a instituição, no sábado, 23 de julho, a geração média de energia solar do sistema atingiu a 1.118 MW, representando 10,3% da demanda da região.

Já em geração instantânea da fonte solar, o marco do subsistema foi de 3.107 MW, o qual foi registrado na parte da manhã do dia 23, às 10h33. Essa geração representou 31% da demanda da região, segundo o ONS.

“Em todo o Sistema Interligado Nacional (SIN), o pico de geração energia solar instantânea foi de 4.194 MW, às 11h56 do último sábado. Esse registro representou 6,9% da demanda de todo o SIN. O recorde anterior registrado no último dia 20 deste mês, foi de 4.046. De geração média, o SIN ultrapassou os 1.451MW de 20 de julho, chegando a 1.484 MW, o que representou 2,3% da demanda de energia solar do sistema ``, explicou a instituição.

A fonte solar no Brasil também vem em franco crescimento. Dados da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) mostram que a fonte solar chegou a 16,4 GW de potência instalada, chegando ao terceiro lugar nas fontes da matriz elétrica brasileira. O potencial, por sua vez, une as fontes solares vindas das usinas fotovoltaicas centralizadas, assim como o total de produção gerado a partir da geração distribuída, a qual é produzida pelo próprio consumidor.

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: