Mais de 3 milhões de empregos do setor de energia dos Estados Unidos são de áreas renováveis

Mais de 3 milhões de empregos do setor de energia dos Estados Unidos são de áreas renováveis

Image

Novo relatório divulgado pelo departamento de energia dos Estados Unidos revela aumento no número de empregos verdes.

O desenvolvimento econômico envolvendo fontes de energia renovável no mundo já é uma realidade. Só nos Estados Unidos, por exemplo, um novo relatório publicado pelo Departamento de Energia do país indica que o número de empregos verdes ultrapassa os três milhões de empregos dos 7,8 milhões existentes no setor de energia por lá.

Segundo os dados, as vagas estão em áreas alinhadas à meta americana de ser neutra em carbono até 2050. Ao todo 40% do total de empregos em energia são de áreas de fontes renováveis, segundo o departamento.

Já entre as fontes que mais empregam estão a eletromobilidade, os biocombustíveis e também a energia solar, a qual adicionou cerca de 17 mil novos empregos em 2021. Mesmo com a pandemia, o relatório afirma que a doença não conseguiu desacelerar o crescimento de empregos em veículos elétricos e híbridos, o que é um contraste se comparado a outras áreas de energia, uma vez que existiu um declínio no número de empregos no setor em 2020 chegando a 800 mil desempregados.

Outro destaque do relatório envolve o setor de eficiência energética, o qual inclui tecnologias verdes para aquecimento, ventilação e ar condicionado. O mesmo foi responsável por adicionar um crescimento de 3,3% se comparado a outros anos.

O setor de biocombustíveis também apareceu com bons números. Ele cresceu 6,7% com 1180 novos empregos. Vale ressaltar que esse setor inclui combustíveis diesel renováveis, assim como biodiesel e combustíveis residuais. Já referente ao setor de transmissão, distribuição e armazenamento de energia o crescimento de empregos foi focado em redes inteligentes e baterias.

“As redes inteligentes superaram praticamente todas as outras tecnologias do setor, aumentando os empregos em 4,9% em 2021. As baterias para veículos elétricos e para armazenar energia das redes elétricas cresceram 4,4%, com 2.949 novos empregos” explica o Departamento de Energia.

A única fonte com crescimento modesto foi a energia eólica. Contudo, o departamento explica que mesmo baixo tem sido constante, significando uma tendência de crescimento nos próximos anos também.

Empregos renováveis no Mundo

Assim como os Estados Unidos, a geração de emprego em áreas renováveis em vários outros cantos do mundo também está crescendo. De acordo com um novo estudo da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) mais de 29,5 milhões de empregos são globalmente esperados até 2030.

No Brasil, por sua vez, a Fundação Europeia do Clima calcula que 600 mil empregos devem ser gerados de forma direta ou através da cadeia de fornecimento. Ao todo 13 mil projetos de energia renovável ao redor do mundo já estão prontos para serem construídos e a expectativa é que os mesmos gerem cerca de 10 milhões de empregos.

Além dos 600 mil empregos voltados à energia renovável no Brasil, cerca de 65 GW de energia limpa podem ser instaladas na matriz energética brasileira. Caso se concretize essa estimativa revela um potencial três vezes maior que a capacidade atual das termelétricas movidas a combustíveis fósseis.

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: