Primeira edição do CINACAP foi um sucesso, diz organização

Primeira edição do CINACAP foi um sucesso, diz organização

Image

Mais de 20 profissionais foram capacitados sobre sistemas fotovoltaicos com sistemas de armazenamento durante o Fórum GD Região Sul em junho.

A primeira edição do Circuito Nacional de Capacitação em Energia Solar Fotovoltaica (CINACAP) permitiu que mais de 20 profissionais da área fossem capacitados sobre sistemas fotovoltaicos com sistemas de armazenamento durante a décima quarta edição do Fórum Regional de Geração Distribuída (Fórum GD Sul), a qual aconteceu em Florianópolis no último mês.

A iniciativa faz parte de um projeto desenvolvido entre a empresa Elektsolar e o Grupo FRG Mídias & Eventos. De acordo com Alceu Guimarães Neto, CEO da Elektsolar, o projeto tem como principal objetivo fornecer cursos pelo Brasil com conteúdo completo e de qualidade referente à educação em energias renováveis.

Segundo Alceu a primeira edição do projeto abordou sistemas fotovoltaicos híbridos sendo ministrado por dois importantes engenheiros: Lucas Nascimento, do Laboratório Fotovoltaico UFSC e Vinícius Fiamoncini de Souza, da Elektsolar.

“O evento foi um sucesso e contou com mais de 20 participantes. A nossa expectativa para o programa é alcançar o país inteiro mantendo a excelência de conteúdo e a experiência desta primeira edição” afirma Alceu.

Tendências para os próximos anos de sistemas híbridos fizeram parte da capacitação do CINACAP

O primeiro CINACAP abordou diversos aspectos do setor fotovoltaico, segundo Umberto Bragaglia, diretor de engenharia da Elektsolar. Segundo ele, muitas tendências para os próximos anos de sistemas híbridos foram abordadas, a fim de agregar conhecimento e valor aos profissionais do setor.

O curso, que tem certificado digital reconhecido pelo mercado fotovoltaico, abordou os principais aspectos do mercado fotovoltaico, assim como as possibilidades de implementação, estudos de caso e a viabilidade financeira.

“A primeira edição do CINACAP teve o treinamento de sistemas fotovoltaicos híbridos. Nesse treinamento foram apresentadas as diversas tendências do mercado para os próximos anos, desde toda a análise de como implementar um sistema híbrido, que já tem diversos fabricantes no mercado com opções de baterias, de inversores, controladores de carga, medidores de energia. Todos os componentes necessários para você colocar um sistema fotovoltaico híbrido”, afirma Bragaglia.

O especialista ainda ressalta que a primeira edição do circuito também apresentou todas as análises financeiras, assim como identificou quais os cenários são economicamente viáveis dos sistemas híbridos, assim como seus usos no mercado brasileiro.

“ Além disso, a primeira edição do CINACAP foi no laboratório fotovoltaico UFSC, onde além de poder ver se perto alguns sistemas com baterias, com inversores híbridos que eles têm também foi possível ver as diversas outras tecnologias presentes no laboratório como, por exemplo, diversos estudos com módulos bifaciais e fatores de albedo, então foi uma visita completa no laboratório com direito a passeio em um ônibus elétrico”, detalha Bragaglia.

Para o especialista, a primeira edição foi bastante importante e produtiva, visto que é um conhecimento novo no mercado, onde todos os integradores e instaladores precisarão estar em breve capacitados para poder instalar e vender para o cliente a solução híbrida.

A próxima edição do CINACAP já tem data para acontecer também. A capacitação acontecerá com o 15.º Fórum GD em 2022, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul no próximo mês. As aulas, por sua vez, acontecerão no dia 9 de agosto, no espaço Madamedora, no bairro Caiçara, na capital sul-mato-grossense. As inscrições podem acontecer através do link: https://elektsolar.com.br/curso-de-sistemas-fotovoltaicos-hibridos-cinacap/.

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: