Índia investiu mais de 14,5 bilhões de dólares em energias renováveis em 2021

Índia investiu mais de 14,5 bilhões de dólares em energias renováveis em 2021

Image

A produção de energia limpa no país foi detalhada em relatório na última semana.

A produção de energia limpa é o objetivo de muitos países nos últimos anos. Devido às metas estabelecidas na COP26, no último ano, muitas nações se comprometeram em desenvolver ações em prol de diminuir as emissões de CO2. Um deles foi a Índia, onde mais de 14,5 bilhões de dólares em investimentos em energias renováveis foram registrados segundo o relatório desenvolvido pelo Instituto de Economia, Energia e Análise Financeira do país.

Os investimentos, segundo o documento, foi o maior já registrado no país. Um aumento de 125% foi sentido em comparação ao mesmo período do ano de 2020. Em entrevista ao Fórum Mundial de Economia, o Vibhuti Garg, autor do relatório, destacou que a Índia se comprometeu a atingir 175 GW de capacidade renovável até o final de 2022 e aumentou sua meta de 2030 para 450 GW.

Dessa forma, o número expressivo de investimentos é bastante explicado, visto que as fontes alternativas também são bastante variáveis no país. Garg explica que o país visa investir em Energia Solar, Energia Eólica, Biomassa e pequenas centrais hidrelétricas. Contudo, o especialista afirma que mesmo com os grandes investimentos, o país provavelmente não atingirá sua meta solar e eólica devido a apenas 57% da mesma ter sido atingida até o momento.

A principal dificuldade no momento, segundo Garg é a produção de energia solar através da Geração Distribuída. As grandes usinas solares estão no caminho certo, segundo ele, porém a geração de energia sobre os telhados ainda estão sendo barrados pela cadeia de suprimentos incompleta devido à pandemia, assim como restrições políticas ainda enraizadas.

“Com apenas sete meses de 2022 restantes, apenas cerca de 57% da meta solar de 100 GW e 67% da meta eólica foram cumpridas. Isso significa que a Índia deve perder suas metas de capacidade solar e eólica para 2022 em cerca de 27% e 18%, respectivamente” afirma Garg.

Já as metas para as usinas eólicas estão ainda lentas devido ao preço oferecidos em leilões de energia, segundo o especialista. Com isso, muitos especialistas de energias renováveis encontraram dificuldades em entregar preços mais baixos.

Entretanto, as expectativas ainda são bastante favoráveis para as fontes limpas de energia indianas. Garg afirma que as alternativas estão vendo seus preços diminuírem conforme o passar dos anos, assim como a guerra entre Ucrânia e Rússia vem propiciando o aumento dos combustíveis fósseis. A tecnologia limpa unida a fontes de armazenamento de energia são bastante promissoras.

“Os preços das energias renováveis ??estão caindo e as energias renováveis ??são agora uma fonte de eletricidade mais barata do que a energia baseada no carvão. A guerra Rússia-Ucrânia elevou os preços do carvão e do gás importado e está sobrecarregando a capacidade de despacho da energia de alto custo. A energia renovável combinada com sistemas de armazenamento de energia, como armazenamento em bateria e hidrelétricas bombeadas, tornaram-se uma fonte de eletricidade mais barata para atender à demanda de eletricidade 24 horas ``, finaliza o especialista.

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: