Desafios e Oportunidades na Valorização Energética de CDR foram abordados no primeiro dia do 3.º Fórum de Valorização Energética

Desafios e Oportunidades na Valorização Energética de CDR foram abordados no primeiro dia do 3.º Fórum de Valorização Energética

Image

Evento está acontecendo de forma presencial em São Paulo entre os dias 6 e 7 de julho e pode ser acompanhado em formato online por plataforma exclusiva.

A produção de energia limpa através de resíduos sólidos está sendo um dos temas abordados durante o terceiro Fórum de Valorização Energética está semana. O evento, que teve início nesta quarta-feira, 6 de julho, em São Paulo, capital, está movimentando o mercado energético com dados importantes sobre o setor, principalmente no que se refere ao combustível derivado de resíduos (CDR).

O primeiro dia trouxe os desafios e oportunidades na valorização energética de CDR. De acordo com Francisco Leme, vice-presidente da Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN) estudos da associação já preveem que nas próximas décadas o país deverá ampliar sua capacidade de produtos de CDR principalmente para atender as demandas não só da indústria cimenteira, mas também de outros processos como geração de energia elétrica e também a vapor.

Leme afirma que durante os próximos anos mais de 17 milhões de toneladas de resíduos devem ser tratados e transformados em CDR, assim como em compostos orgânicos e recicláveis. Contudo, para dar conta, o especialista acredita que dezenas de novas plantas de produção de CDR também terão que ser instaladas e o investimento total do setor provavelmente passará de 20 bilhões de reais.

O valor, segundo Leme, é baseado nas plantas de CDR instaladas recentemente em Tel Aviv, a qual trata 540 mil toneladas por ano e gera mais de 110 milhões de dólares. Os investimentos, por sua vez, vem permitindo a geração de empregos tanto na operação de plantas como também em todo o parque de produção e montagem das mesmas.

Além de todo o desenvolvimento econômico, Leme reforça o quanto as plantas de CDR proporcionarão a destinação ambientalmente adequada dos resíduos no Brasil daqui para frente, assim como recuperarão o enorme potencial energético dos nobres resíduos.

Fórum de Valorização Energética abordará políticas públicas, economia verde e eletromobilidade no segundo dia

O segundo dia do Fórum de Valorização Energética também está bem recheado de assuntos importantes. Organizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos e promovido pela ABREN, a terceira edição do evento trará temas mais específicos como a produção de políticas públicas de incentivo ao Waste to Energy, assim como também o desenvolvimento de novas tecnologias para o setor.

Além disso, os desafios na estruturação de projetos de valorização energética de resíduos, assim como a Economia Circular e a Eletromobilidade com as usinas termelétricas de resíduos serão debatidos durante o dia. Na ocasião, a palestra contará com a participação de especialistas da Empresa de Pesquisa Energética, assim como o presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).

As palestras estão sendo acompanhadas também em formato remoto através de plataforma exclusiva. Para os interessados em saber mais sobre o Fórum a recomendação é que se acesse o linkhttps://forum.abren.org.br/2022/.

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: