Geração Distribuída está entre os setores que mais cresce no Brasil

Geração Distribuída está entre os setores que mais cresce no Brasil

Image

Potencial do setor, assim como principais desafios foram abordados em painéis durante o Fórum GD - Região Sul.

A geração de energia limpa através da Geração Distribuída teve um boom de crescimento nos últimos anos. De acordo com Carlos Evangelista, conselheiro da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) o setor era tímido no início, contudo teve um crescimento exponencial segundo a sua análise e os eventos voltados para o setor que antes eram menores, passaram a obter cada vez mais pessoas em busca de conhecimento.

“Há muitos anos eu venho acompanhando a GD e o crescimento desse setor é um dos setores que mais cresceu em todos os anos no Brasil e olha que eu vim de TI e telecomunicações. No primeiro evento não havia assim 900 inscritos. Não era assim uma sala cheia. Vinham quatro, cinco pessoas. Uma era minha mãe, meu irmão, os caras que organizavam o evento. Agora todo mundo fala em Geração Distribuída, geração própria de energia. É uma das coisas mais democráticas que existe, você produzir a própria energia” ressalta Evangelista.

O especialista esteve presente na décima quarta edição do Fórum GD - Região Sul, que aconteceu em Santa Catarina. Focado exclusivamente para a GD, o evento aborda o crescimento da GD no país e na região, assim como seus principais desafios e soluções para sanar lacunas ainda presentes.

GD já produz 10 GW de energia

Dados da ANEEL ressaltam que a fonte produz hoje 10 GW de energia através da micro e mini geração distribuída e falta pouco para atingir os 11 GW. Dos locais com mais investimentos, o setor residencial ainda lidera o mercado, contudo setores como comércio, indústrias e o agronegócio estão também ganhando notoriedade e desenvolvendo projetos importantes.

Mais de mil empresas também já passaram pela ABGD de forma associada, segundo Evangelista, o que mostra o quanto produzir a própria energia se tornou importante nos dias de hoje e quanto a mesma pode contribuir com a matriz energética do país. Dentre as modalidades, segundo o especialista, estão integradores, EPCistas, instaladores, fabricantes de equipamentos, escritórios jurídicos e comercializadores de energia.

“Muita coisa aconteceu nesses anos para chegarmos até onde nós chegamos. A ABGD é uma associação de empresas que têm atividade principal a geração distribuída com fontes renováveis de energia. Todas as fontes. Solar fotovoltaica, biomassa, biogás, eólica, resíduos sólidos urbanos e hidrogênio verde agora chegando forte. Mas é claro que aqui no Brasil, pelas particularidades, especificidades, a energia solar fotovoltaica é a melhor fonte para fazer geração distribuída” explica Evangelista.

Potencial GD unido a potencial de usinas fotovoltaicas centralizadas produção chega a ITAIPU

Outro ponto ressaltado por Evangelista está no potencial inserido pelas fontes solares. A energia gerada pelo sol é a maior parte da fonte de GD do país atualmente. Assim como também conta com grande potencial na produção das usinas fotovoltaicas centralizadas.

Informações recentes no Ministério de Minas e Energia (MME) revelam que usinas como estas já correspondem a 5 GW de energia e que se somadas à produção GD hoje produzem ao equivalente a uma usina de ITAIPU.

“10 GW instalado. Se somar com a geração centralizada dá uma Itaipu. Imagine como seria o ano passado se nós não estivéssemos os 10 GW injetando energia na rede. A bandeira vermelha seria muito mais alta, demoraria mais tempo e talvez nós tivéssemos que entrar realmente em racionamento” finaliza Evangelista.

Próxima edição do Fórum GD - Região Centro - Oeste

O crescimento expressivo da GD também será tema abordado pelo Fórum GD - Região Centro Oeste em agosto. O evento, que está em sua décima quinta edição, acontecerá em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e será realizado no Espaço Madamedora entre os dias 09, 10 e 11 de agosto.

Especialistas importantes como Carlos Evangelista estarão presentes nos três dias de evento. Assim como abordarão temas fundamentais para a cadeia produtiva do setor da região sul do país. A mesma hoje é responsável por gerar mais de 2 GW de energia através da GD.

Informações sobre inscrições, assim como a programação completa podem ser acessadas no site do evento através do link: www.forumgdcentrooeste.com.br/

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: