5 milhões de reais por ano estão sendo economizados com energia solar em Boa Vista

5 milhões de reais por ano estão sendo economizados com energia solar em Boa Vista

Image

Capital de Roraima completa 5 anos de produção solar pela administração pública em 2022.

A produção de energia solar em Boa Vista, capital de Roraima (RR) tem ganhado destaque no meio renovável. Isso porque desde 2017 a administração pública da cidade vem investindo em painéis solares em várias instalações da prefeitura pela cidade. Com isso, cerca de 5 milhões de reais por ano já foram economizados com energia elétrica, valor que segundo a prefeitura tem voltado para a população por meio de serviços.

Em nota, a Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças (SEPF), destacou que a cidade tem hoje 6 usinas fotovoltaicas, as quais estão localizadas em diferentes locais da cidade como o Teatro Municipal, Mini Terminal Luiz Canuto Chaves, Mercado Municipal São Francisco, Palácio 9 de Julho e no estacionamento da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente (SPMA).

Além disso, a SEPF destaca também que cerca de 75 abrigos de ônibus espalhados pela cidade estão equipados com placas solares também. Todo o dinheiro economizado com as usinas, segundo a secretaria, é investido em diversas demandas públicas, sendo 25% destinados à Educação, 15% para a Saúde e 5% para a área de Assistência Social.

Marcos Couto, engenheiro da SPMA, afirma que toda a energia gerada pelos painéis é utilizada pela cidade. Assim, além de garantir a eficiência energética, a tecnologia solar permite economia na conta de energia elétrica pública e benefícios ao meio ambiente.

“Se houver excedentes, há compensação no mês seguinte. Então quando o dinheiro volta, o município faz esse retorno direto à população. No final, ganha a população e o meio ambiente” explicou ele.

Usinas solares em Roraima geram mais de 1716 kW de energia

De acordo com a prefeitura da cidade as usinas juntas hoje já geram mais de 1716kW energia. A expectativa é que esse número cresça ainda mais, visto que uma sétima usina já está em construção na cidade também. A mesma sozinha deve gerar 5.000 kw de energia.

“Quando a última usina em construção estiver em funcionamento, Boa Vista terá sete estações gerando potência de 6.716 kW, o equivalente ao consumo de 7.233 residências, sendo capaz de evitar o lançamento de 5.869 kg de CO2 na atmosfera. Ou seja, será o equivalente à importância de 190 mil árvores ``, destacou a prefeitura em nota.

Quem também comentou o assunto foi Márcio Vinícius, titular da SEPF. O mesmo destacou que as despesas com os sistemas já fazem parte do orçamento da cidade e assim o excedente gerado pela energia é capaz de custear toda a infraestrutura e limpeza da cidade e manutenção.

“A colaboração da população é essencial. Quanto maior a colaboração, mais verba a prefeitura tem no que deve investir realmente. As despesas de danos naturais já fazem parte do orçamento. Sabemos que precisamos reforçar a pintura e realizar consertos de tempos em tempos. Outra coisa é você consertar banheiros, bancos e brinquedos depredados por alguém” explicou ele.

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: