Energia Solar é utilizada para garantir acesso à água e baratear produção de alimentos na Paraíba

Energia Solar é utilizada para garantir acesso à água e baratear produção de alimentos na Paraíba

Image

Assentamento paraibano tem utilizado energia através do sol como importante alternativa de desenvolvimento socioeconômico da região.

A produção de energia limpa através do sol tem se tornado cada vez mais importante na vida dos brasileiros. Em regiões com dificuldade de acesso à água, por exemplo, a mesma vem se tornando uma opção bastante vantajosa. Um dos exemplos vem do assentamento paraibano Padre Acácio, no Sertão paraibano.

O mesmo fica localizado em uma das regiões conhecidas por ter um dos mais altos índices de incidência de sol do Brasil. A instalação fotovoltaica, por sua vez, tem sido usada para baratear a produção de alimentos e garantir a segurança hídrica da comunidade de acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA)

Ainda segundo o instituto, a comunidade conta com a Usina Solar Malta, a qual pertence ao Complexo Fotovoltaico Angico e Malta e de posse da SPE Malta Energias Renováveis, o qual entrou em operação comercial no segundo semestre de 2018 com capacidade instalada de 27,2 megawatts e 31,59 megawatts de potência pico.

Contudo, a região de Padre Acácio só recebeu os painéis solares em 2021 através do projeto da Diocese da Igreja Católica de Patos, município polo da região. Dessa forma, a energia solar produzida, por sua vez, tem sido utilizada para substituir a energia elétrica na alimentação da bomba hidráulica do poço que abastece a comunidade.

Giliane Garcia dos Santos, presidente da associação dos agricultores do assentamento, destaca que a água do poço é utilizada para a irrigação das lavouras de frutas da comunidade como goiaba, mamão, pinha e acerola, assim como contribui para a alimentação dos animais de pequeno e grande porte como caprinos, ovinos e bovinos de 23 das 28 famílias do assentamento.

“Também aproveitamos para lavar pratos e roupas e tomar banho. Só não para beber porque para isso usamos a água de cisternas” comenta ele. Outro ponto importante do uso de energia limpa está na economia na conta de energia elétrica da comunidade, a qual atualmente caiu de 30 reais para cinco reais por família.

A produção de energia solar no Brasil

O uso da energia solar no assentamento paraibano é apenas um dos exemplos desenvolvidos no Brasil. Nos últimos anos, dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE)destacam que a fonte cresceu consideravelmente no país. A produção de energia a partir de usinas solares fotovoltaicas cresceu 46,6% no final de 2021.

Desde 2012 a fonte já foi responsável por gerar em torno de 254 mil empregos na área, assim como mais de 44 bilhões de novos investimentos do setor privado. Com o crescimento expressivo, no entanto, a expectativa é bastante positiva visto que a fonte tem crescido mais de 230% ao ano no Brasil segundo a CCEE.

Fonte: Portal Brasil solar

Compartilhe esta noticia: