Instituto Americano de Física afirma que sistema híbrido de biomassa e energia solar pode ser alternativa para aquecimento doméstico

Instituto Americano de Física afirma que sistema híbrido de biomassa e energia solar pode ser alternativa para aquecimento doméstico

Image

Pesquisa desenvolvida por Instituição, mostra que fontes renováveis unidas podem ser bastante benéficas para os dias frios

O Instituto Americano de Física, nos Estados Unidos, divulgou esta semana uma pesquisa bastante interessante sobre o uso de biomassa e energia solar juntas. O artigo, que foi publicado no Journal of Renewable and Sustainable Energy, afirma que adicionar uma fonte de energia de matéria orgânica a uma unidade de energia solar poderia fornecer 100% de aquecimento para uma casa térrea durante os meses mais frios do ano, assim como contribuir com o meio ambiente.

Segundo os pesquisadores do estudo, uma simulação computacional foi realizada com foco em acabar com a intermitência que a fonte solar sem armazenamento traz às casas durante o inverno. Com isso, um sistema híbrido com biomassa, permitiu ser simulado de modo a criar uma solução de aquecimento confiável e acessível.

Em nota, Gaoyang Hou, um dos autores do projeto, destacou que a solução encontrada poderá ser uma alternativa bastante viável no campo, onde a produção de biomassa é maior.

“Demonstramos como esse sistema híbrido fornece uma solução de aquecimento mais limpa e eficiente em termos de energia do que o combustível fóssil em residências unifamiliares. O sistema seria conveniente em comunidades rurais, onde as fazendas têm grandes quantidades de biomassa na forma de resíduos agrícolas que podem ser combinados com energia solar para fechar a lacuna de eletricidade urbano-rural e ajudar o meio ambiente no processo” explicou Hou.

Ainda de acordo com ele, o sistema híbrido solar-biomassa proposto tem como foco tecnologia de multigeração distribuída que integra fontes de energia fotovoltaica-térmica (PV/T) e biomassa. Além disso, pode ser utilizado matéria orgânica renovável, como palha de milho, cascas de nozes, polpa de madeira e resíduos de alimentos e animais para gerar energia.

De acordo com Hou, o sistema da pesquisa é composto por painéis fotovoltaicos e coletores térmicos. Durante a análise, por sua vez, foi destacado que o sistema solar foi responsável por 52% da energia elétrica, assim como capturou 8% da energia térmica disponível. O restante ficou a cargo da produção de biomassa.

Para o pesquisador Lei Xu, por sua vez, a biomassa entraria como o suporte do sistema, de modo a garantir a eficiência energética 100% do aquecimento.

“Para toda a estação de aquecimento, a energia solar predomina no lado do fornecimento de energia, com a geração de energia de biomassa entrando em ação quando necessário para compensar o déficit de energia” explicou ele.

Os pesquisadores agora estão desenvolvendo um modelo de sistema de biomassa solar para atender às demandas de aquecimento e resfriamento de um pequeno prédio comercial. Caso seja bem-sucedido, planejam desenvolver um protótipo para testes experimentais.

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: