Usinas Eólicas e Solares foram responsáveis por mais de 75% da expansão energética no Brasil em abril

Usinas Eólicas e Solares foram responsáveis por mais de 75% da expansão energética no Brasil em abril

Image

Relatório divulgado pela ANEEL mostra que quase 200 MW foram produzidos ao todo, assim como novos estados tiveram acréscimos

A produção de energia limpa e renovável do Brasil vem ganhando cada vez mais espaço. A crise hídrica do último ano evidenciou que é necessário investir em outras fontes alternativas. Com isso, só em abril deste ano, usinas eólicas e solares foram responsáveis por mais de 75% da expansão energética no país.

Os dados vêm de um relatório desenvolvido e publicado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) na última semana. A mesma liberou 199,9 MW de energia para operação comercial, tendo um quantitativo obtido já este ano de 1551 MW. A expectativa é que o setor termine o ano com 7625,8 MW.

De todo o aumento verificado, a ANEEL afirma que as fontes solar e eólica tiveram grande destaque. 127,69 MW foram produzidas por energia solar e 58,8 MW vindas de energia através do vento. As termelétricas, por sua vez, apareceram em terceiro lugar, com 13,44 MW.

Outro ponto também comentado pela agência é que a expansão energética deste último mês também teve acréscimo em cinco estados. São eles: Bahia, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima.

“Quase 100 MW foram liberados para operação em abril somente de usinas solares no Estado de Minas Gerais. 75% do acréscimo da capacidade instalada no ano é de fontes solar (21%) e eólica (54%)” afirma a agência.

A ANEEL também afirma que 12 estados brasileiros apresentaram expansão de sua oferta de geração de energia, sendo Bahia com maior produção, totalizando 427 MW e Paraná com a menor, 189,40 MW.

Outra boa notícia é que 83% das usinas impulsionadas correspondem às fontes renováveis e limpas, segundo a agência reguladora.

“Até o dia 2 de maio, a potência total instalada em operação no Brasil era de 182.974,2 MW de acordo com dados do Sistema de Informações de Geração da ANEEL, o SIGA, atualizado diariamente com dados de usinas em operação e de empreendimentos outorgados em fase de construção. Desse total em operação, 83% das usinas são impulsionadas por fontes consideradas sustentáveis, com baixa emissão de gases do efeito estufa”, ressalta a instituição.

Os interessados em acompanhar a expansão energética no país também podem acompanhar esta e outras informações em painéis interativos disponibilizados pela agência.

“Esses painéis, atualizados mensalmente, mostram a previsão para a entrada de novas unidades geradoras para os próximos anos. Eles trazem ainda um histórico da expansão da geração desde a criação da ANEEL (1997). Além dos painéis, também está disponível a base de dados com informações de previsão e acompanhamento de obras dos empreendimentos outorgados para construção. Mais dados sobre a geração de energia elétrica no Brasil também podem ser encontrados na área de Fiscalização da Geração dentro do sítio de Dados Abertos da ANEEL” finaliza a agência em seu site.

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: