Geração de energia renovável superou geração nuclear nos Estados Unidos, diz EIA

Geração de energia renovável superou geração nuclear nos Estados Unidos, diz EIA

Image

Relatório divulgado pela agência revela 795 milhões de megawatts-hora de energia limpa produzidos.

A produção de energia limpa nos Estados Unidos realmente foi maior nos últimos anos. Quem confirma isso é um relatório divulgado pela Agência de Administração de Energia (EIA) dos EUA, o qual destacou que o país gerou cerca de 795 milhões de megawatts-hora de energia renovável entre 2010 a 2021.

A produção, segundo a EIA, foi capaz de superar a energia nuclear durante o período, visto que a produção chegou a 778 milhões de MWh. Vale destacar que os dados registrados pelo relatório não incluem geradores de eletricidade nos setores industrial, comercial ou residencial, como energia solar ou eólica de pequena escala ou alguns sistemas combinados de calor e energia.

Já entre as fontes calculadas estão a eletricidade gerada a partir de fontes eólica, hidrelétrica, solar, biomassa e geotérmica. De acordo com a agência, o aumento na geração renovável do setor de energia elétrica dos EUA em 2021 é justificada pela geração eólica e solar, como resultado de mais turbinas eólicas e usinas de energia solar em escala de serviços públicos entrando em operação.

"A geração eólica aumentou 12% em 2021 e a geração solar em escala de utilidade aumentou 28%. A geração hidrelétrica caiu para seu nível mais baixo desde 2015, principalmente por causa das condições secas no oeste dos Estados Unidos. A geração de biomassa e eletricidade geotérmica permaneceu relativamente inalterada em 2021”, destacou a agência.

A energia nuclear, entretanto, permanece estável. Ou seja, não diminuiu nem aumentou durante esse anos. Isso porque as novas melhorias feitas nas usinas atuais permitiram compensar o fechamento de outros reatores. O último a ser aposentado foi o chamado : o
Indian Point Unit 3 de Nova York .

O gás também foi um dos pontos importantes comentados. Cerca de 1.474 milhões de MWh em 2021 foram produzidos. De acordo com a agência, a produção de gás natural dos EUA aumentou 2% e atingiu 118,8 bilhões de pés cúbicos por dia (Bcf/d) mensalmente em dezembro de 2021, o maior já registrado. “Três regiões impulsionaram esse crescimento: Appalachia, Permian e Haynesville, que coletivamente representaram 59% das retiradas brutas em 2021, em comparação com 24% em 2011”, explica a agência.

A região de Apalaches cresceu 1,9 Bcf/d para 35,0 Bcf/d em 2021 e foi uma das que mais se desenvolveu.

Para acessar o relatório completo criado pela EIA basta acessar o site da agência na internet. Todos os dados sobre as fontes limpas, assim como produzidas a partir de combustíveis fósseis.

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: