Brasil atinge 13 GW de energia solar

Brasil atinge 13 GW de energia solar

Image

Absolar destaca que avanço de sistemas de pequeno porte estão entre os responsáveis pelo crescimento exponencial do país

O Brasil atingiu esta semana a marca histórica de 13 GW de potência instalada segundo a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar).

O número, segundo a associação, engloba todos os sistemas solares instalados no país, desde as grandes usinas solares fotovoltaicas até sistemas de micro e minigeração de energia através da geração distribuída, os quais por sua vez estão sendo cada vez mais os responsáveis pelo crescimento.

Com a nova capacidade agora, a fonte solar passa a ser a quinta fonte mais produtiva na matriz energética brasileira e a expectativa é que o setor cresça ainda mais nos próximos meses com a aprovação do projeto de lei 5829/2019 que prevê a criação do marco legal da geração distribuída.

Dados da Absolar mostram que desde que iniciou seu desenvolvimento, em 2012, a fonte solar já permitiu a criação de mais de 390 mil vagas de emprego, assim como movimentou em torno de 66 milhões de reais em investimentos.

Em nota, o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia, reforçou a importância da fonte solar para o Brasil, uma vez que a mesma vem permitindo que a produção energética através de hidrelétricas fique menos sobrecarregada.

Dos 13 GW registrados, 8,4GW são produzidos através da geração distribuída, ou seja, através de sistema de micro e minigeração de energia.


Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul estão entre os estados mais produtores



A geração de energia solar já está espalhada pelo país também segundo a Absolar, contudo ainda existem estados mais focados nesse tipo de geração de energia. Dentre eles estão Minas Gerais, sendo o estado que lidera a produção com mais de 18%, seguido por São Paulo com 13% e Rio Grande do Sul com 12%.

O ranking estadual voltado para geração de energia solar pode ser acessado no infográfico disponibilizado pela Absolar em seu site, assim como a evolução da energia solar no Brasil durante todos esses anos.

O documento também mostra a evolução do preço da fonte solar fotovoltaica em leilões de energia no mercado regulado e os recordes alcançados até agora pela fonte renovável através do sol.

Em dezembro, a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) já havia destacado que o Brasil havia atingido 8 GW de energia solar através da Geração Distribuída, com um crescimento de 350 MW de energia por mês.

Na ocasião, Carlos Evangelista, presidente da instituição em 2021, destacou que um dos motivos para o crescimento com certeza estava relacionado ao aumento na conta de energia elétrica dos brasileiros.

"A projeção de continuidade da escalada de encarecimento da conta de luz e as incertezas sobre disponibilidade de energia reforçaram o interesse por novas instalações de geração distribuída, mesmo diante da falta de alguns componentes e peças, o setor está crescendo", afirmou ele em dezembro.

E confirmando os dados da Absolar para a marca histórica, os sistemas residenciais ainda estão em maior número.

“Com mais de 908 mil conexões totais, a geração distribuída nacional tem a classe residencial como a mais prevalente, responsável por 3,38 GW, seguida de perto por estabelecimentos comerciais, com 2,81 GW. Nas demais categorias, destaque para o meio rural (1,12 GW) e a indústria (0,63 GW)” afirmou a ABGD no último mês.


Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: