Usina de Hidrogênio Verde e projeto de Armazenamento de Energia são inaugurados na Hidrelétrica de Itumbiara

Usina de Hidrogênio Verde e projeto de Armazenamento de Energia são inaugurados na Hidrelétrica de Itumbiara

Image

Nova planta tem como foco garantir segurança ao Sistema Interligado Nacional (SIN)

2021 terminou com mais investimentos em energias renováveis no Brasil. Um exemplo foi a inauguração em dezembro da nova planta piloto de geração de hidrogênio verde na Usina Hidrelétrica de Itumbiara, localizada entre Minas Gerais e Goiás.

De acordo com a Eletrobras Furnas, responsável pela hidrelétrica, a nova planta faz parte de estudos de geração de hidrogênio verde e parte do projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que pretende trazer vasta gama de conhecimentos para todo o setor elétrico brasileiro e contribuir para a transição da matriz energética do país.

Em nota, o Ministério de Minas e Energia (MME), Bento Alburquerque, destacou que o projeto é bastante promissor.

"Estamos apostando nas diferentes rotas de produção do hidrogênio e na versatilidade de seu uso. Para isso, pretendemos dominar o ciclo tecnológico completo desse energético. É importante ver como FURNAS se dedica a estudar o armazenamento e a inserção da energia no sistema interligado nacional. Vale ainda parabenizar a empresa pelo lançamento do edital de inovação tecnológica que abarca também a temática do hidrogênio verde, solução promissora para a transição energética” destacou ele em video durante a inauguração.

Quem também comentou o assunto foi o diretor da Usina, José Alves, o qual relembrou que a Usina de Itumbiara foi um projeto ousado de FURNAS na década de 1980 e continua à frente de seu tempo.

“Nestas quatro décadas, muitas coisas aconteceram; a busca por novas formas de geração de energia limpa e sustentável tornou-se uma questão de sobrevivência da humanidade. Neste novo cenário está o hidrogênio. Considerado o combustível do futuro, com papel protagonista na transição energética e no processo de descarbonização do planeta. O hidrogênio está aqui. O futuro está aqui” afirmou ele.


Como funciona o projeto?




De acordo com a Eletrobras Furnas, a nova planta de hidrogênio tem como foco principal testar o armazenamento de energias sazonais e intermitentes, e sua inserção no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Em primeiro momento a planta utiliza painéis solares flutuantes para alimentar um eletrolisador que produzirá o hidrogênio.

“Numa primeira etapa, foi instalada a planta fotovoltaica com capacidade para produzir 1000 kWp (quilowatts pico, unidade de potência associada à energia fotovoltaica), dos quais 200 kWp serão provenientes das placas flutuantes sobre o reservatório e 800 kWp de placas instaladas em solo. A UHE Itumbiara foi escolhida para acolher o projeto por apresentar bons índices para geração solar e por deter um reservatório de acumulação adequado para a instalação de painéis fotovoltaicos flutuantes” explica a Eletrobras Furnas.

A empresa complementa que combustível renovável será armazenado em forma de gás.

“A energia gerada pelo sistema fotovoltaico alimenta um eletrolisador que produz o hidrogênio a partir de processo físico-químico com a água. O hidrogênio é, então, armazenado em forma de gás, em tanque com capacidade de 900 m³ a 27 bar, instalado na planta. E, para a reconversão da energia química contida no hidrogênio em energia elétrica é utilizada uma célula de combustível. O resultado da reconversão é eletricidade e vapor d’água” finaliza a empresa.

Além do hidrogênio, o projeto também pesquisa o armazenamento eletroquímico, em baterias de lítio, as quais possuem eficiência de 94%, contudo por armazenarem por pouco tempo e serem uma tecnologia cara, o projeto é pautado no armazenamento em hidrogênio, o qual possui maior duração segundo a Eletrobras Furnas.


Fonte: Portal Brasil Solar
Foto: Eletrobras Furnas

Compartilhe esta noticia: