Sistema de Captação de Energia Solar é instalado em prédio público em RO

Sistema de Captação de Energia Solar é instalado em prédio público em RO

Image

Produção de energia limpa através do sol vem ganhando espaço no ambiente público no Brasil

Um Sistema de Captação de Energia Solar foi instalado no Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) na última semana de 2021.

Em nota, a assessoria de imprensa do prédio público destacou que a instituição contratou uma empresa especializada no fornecimento de energia solar através de painéis solares fotovoltaicos e que a intenção é atender todo o poder judiciário estadual do estado.

Em fase final de construção, o projeto de captação de energia solar está sendo instalado na Escola a Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) e deve contemplar todo o estacionamento do prédio.

“Nesta unidade serão instaladas as placas de energia solar que funcionarão como cobertura da garagem do prédio, além de todos os telhados, aproveitando a alta insolação disponível no Estado de Rondônia. Essa instalação na Escola será o piloto para expansão desse projeto de captação solar e geração de energia elétrica para outras unidades judiciais” destaca o Tribunal de Justiça de RO em nota.

Elaine Piacentini Bettanin, secretária administrativa do TJRO, destacou que as ações fazem parte do projeto “Olhar no futuro –Energia Renovável”, o qual foi aprovado pelo Presidente Desembargador Paulo Kiyochi Mori, no final de 2020.

“O TJRO tem um consumo de 4.063.933 quilowatt-hora (2020), com uma área viável para geração de mais de 32 mil metros quadrados, nos fóruns e demais prédios do Judiciário no Estado. O eventual excedente será exportado para a concessionária de energia, gerando créditos que podem depois ser descontados da fatura de energia. O tempo de retorno do investimento também é vantajoso para o Judiciário, com economia já no primeiro mês de utilização das placas na Emeron” finaliza Bettanin.


Outros prédios públicos já estão no mesmo caminho pelo Brasil



Assim como o TJRO, outros prédios públicos já estão no mesmo caminho pelo Brasil também.

Dados da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), por exemplo, revelam que a produção de energia através do sol hoje é de 12 GW de potência instalada, sendo destes 8 GW de energia solar através da geração distribuída, mesmo projeto utilizado pelo TJRO.

Por Classe de Consumo, o infográfico da Absolar revela que dessa produção toda de energia solar no Brasil, 1,1% (87,0 MW) vem do poder público, assim como 0,1% dos serviços públicos e 0,01% da Iluminação Pública também.

A ideia com certeza é crescer esses números e já no Congresso Nacional, por exemplo, uma iniciativa do Ministério de Minas e Energia (MME) visa trazer a instalação de painéis solares fotovoltaicos para vários órgãos federais de dentro da Esplanada através do Projeto Esplanada Solar, o qual consiste na adoção de um Sistema de Gestão Energética nos edifícios através da energia solar.

Em Dezembro, o MME convidou os órgãos presentes no local para participar do projeto e também divulgou que 31 milhões de reais serão investidos na adoção de sistemas solares nos prédios públicos.

Dentre os órgãos convidados estão Ministério da Economia; Ministério da Agricultura; Ministério da Saúde; Ministério das Relações Exteriores - Itamaraty; Ministério da Educação; Ministério da Defesa (Marinha e Aeronáutica); Ministério da Infraestrutura e Comunicações.



Fonte: Portal Brasil Solar
Foto: Getty Images

Compartilhe esta noticia: