Armazenamento de Energia vai mudar totalmente a forma como produzimos energia hoje, diz especialista

Armazenamento de Energia vai mudar totalmente a forma como produzimos energia hoje, diz especialista

Image

Afirmação vem de Rodolfo Henrique Silva, da Gel Solar, o qual acredita em benefícios para o consumidor e para a rede elétrica.

A produção de energia renovável já vem mostrando dados bastante positivos no mundo e dados da Agência Internacional de Energia (AIE) já revelam que a produção deve passar de 60% até 2026.

Contudo, para que esses dados se mantenham firmes a produção de tecnologias como o armazenamento de energia também precisa acontecer para fortalecer ainda mais o setor.

Para Rodolfo Henrique Silva, especialista da Gel Solar, o armazenamento de energia já é uma realidade e a tecnologia com certeza vem para mudar totalmente a forma que produzimos energia hoje trazendo benefícios tanto para o consumidor como para a própria rede elétrica.

“ O armazenamento de energia é um aliado das fontes de energias que nós temos hoje e com certeza vai mudar a vida das pessoas. Vai trazer prosperidade, vai levar energia com qualidade a onde ela não chega dessa maneira” afirma Silva.

Armazenamento conta com diferentes formas, o que propicia ainda mais sua aplicação

O especialista também explica que o armazenamento é um sistema capaz de absorver por um período de forma controlada uma certa quantidade de energia e liberá-la de forma controlada através de interfaces com sistemas elétricos.

“Você pode ter sistemas de armazenamento de energia de diferentes formas, com diferentes interfaces.” explica o especialista.

Silva ressalta que a energia pode ser armazenada de diferentes formas, tanto através do ar comprimido, como bombeamento de água, baterias eletroquímicas, hidrogênio ou ainda combustíveis como gás natural, diesel, gasolina entre outros.

Contudo, o especialista reforça que o que vai predominar nos próximos anos com certeza será o sistema de armazenamento com bateria, onde três pontos principais deverão ser abordados daqui para frente os quais são: o sistema de armazenamento em si, um sistema de gerenciamento como BMS e EMS e por fim o sistema de conversão, o qual será responsável por converter a energia para o uso da carga.

O especialista também destacou a importância e benefícios da bateria de lítio. “E quando a gente fala de baterias, em especial a bateria de lítio porque elas apresentam elevados valores de densidade de energia, ou seja ,você tem mais energia concentrada em um mesmo espaço do que em comparação com outras formas de armazenamento de forma eletroquímica, em baterias eletroquímicas” explica Silva.

O especialista também destacou a potência delas, onde mais ciclos de vida são criados, além de uma capacidade de descarregamento maior de correntes elevadas em tempos menores.

“Em comparação com outras tecnologias, essas baterias apresentam elevados valores de densidade de energia , potência e eficiência. As baterias de íons de lítio são compostas de dois eletrodos separados por um eletrólito condutor único e um isolador eletrônico para que íons de lítio transitem e para que ocorra a separação física entre cátodo e ânodo ``, explica ele.

Silva reforça que com certeza a opção de bateria de lítio será a opção escolhida para os sistemas de armazenamento quando os preços do equipamento foram realmente mais vantajosos.

Quer acompanhar toda a palestra do especialista durante o 3° Energy Storage Brasil?

Então acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=MLHZMVoIZVE

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: