Relatório da agência nacional de energia prevê aumento de 60% na capacidade global de fonte renovável em 2026

Relatório da agência nacional de energia prevê aumento de 60% na capacidade global de fonte renovável em 2026

Image

Novos recordes de energias renováveis são esperados para os próximos anos, junto ao surgimento de políticas públicas mais fortes.

A Agência Internacional de Energia (AIE) divulgou na última semana um relatório bastante expressivo sobre o crescimento da energia renovável no mundo.

Os dados revelam que fontes renováveis a partir de painéis solares, turbinas eólicas e outras tecnologias renováveis estão em curso para acelerar nos próximos anos e que a estimativa é que só em 2021 290 gigawatts (GW) de capacidade instalada seja superado.

Novos recordes são esperados pelo surgimento de políticas mais fortes e metas climáticas mais elevadas segundo a agência, onde 60% de aumento na capacidade instalada será sentida até 2026.

“Em 2026, prevê-se que a capacidade global de eletricidade renovável aumente mais de 60% dos níveis de 2020 para mais de 4.800 GW - equivalente à capacidade total de energia global atual de combustíveis fósseis e nucleares combinados", explica a AIE em comunicado à imprensa.

Além do aumento expressivo em seis anos, as energias renováveis também devem responder por mais de 95% do aumento da capacidade global de energia, sendo a energia solar fotovoltaica a fonte mais promissora e capaz de sozinha ser responsável por metade dessa produção.

Políticas governamentais e metas de energia limpa mais ambiciosas anunciadas antes e durante a Conferência sobre Mudanças Climáticas COP26 estão entre os motivos de crescimento

O crescimento da energia renovável no mundo tem sido fortalecida diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas também. De acordo com a AIE o que vem favorecendo a produção cada vez mais limpa de energia são as políticas governamentais e metas de energia limpa mais ambiciosas anunciadas antes e durante a Conferência sobre Mudanças Climáticas COP26.

Fatih Birol, Diretor Executivo da IEA, ressaltou que os 290 gigawatts de energia limpa adicionados em 2021 são reflexos que uma nova economia global de energia está emergindo.

“As adições recorde de eletricidade renovável deste ano de 290 gigawatts são mais um sinal de que uma nova economia global de energia está emergindo. Os altos preços das commodities e da energia que vemos hoje representam novos desafios para a indústria de energias renováveis, mas os preços elevados dos combustíveis fósseis também tornam as energias renováveis ??ainda mais competitivas” explicou ele.

China continua sendo líder na capacidade renovável e implantações na Europa e os Estados Unidos devem fomentar ainda mais setor mundial

E o crescimento renovável deve acontecer em várias regiões no mundo segundo a agência. A China ainda deve continuar líder, mas outras implantações pela Europa e os Estados Unidos devem fomentar o setor.

Para o país chinês 200 GW de capacidade total eólica e solar em 2026 são esperados e a Índia, Europa e os Estados Unidos devem dobrar suas instalações. Juntos, os quatro mercados respondem por 80% da expansão da capacidade renovável em todo o mundo, afirma a agência internacional.

“O crescimento das energias renováveis ??na Índia é excelente, apoiando a meta recém-anunciada do governo de atingir 500 GW de capacidade de energia renovável até 2030 e destacando o potencial mais amplo da Índia para acelerar sua transição para energia limpa. A China continua a demonstrar seus pontos fortes de energia limpa, com a expansão das energias renováveis ??sugerindo que o país poderia atingir um pico em suas emissões de CO2 bem antes de 2030” finaliza Birol.

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: