Segurança em Usinas Solares será abordada durante Congresso Brasileiro de Geração Distribuída

Segurança em Usinas Solares será abordada durante Congresso Brasileiro de Geração Distribuída

Image

Tema será debatido por especialistas da ABNT, assim como do departamento de incêndios dos Estados Unidos

Atestar a segurança em usinas solares tem sido cada vez mais importante com o crescimento do setor no Brasil.

Mesmo com um potencial incrível em energia renovável, os painéis solares continuam sendo equipamentos elétricos que precisam de total atenção durante sua instalação para evitar danos graves ao sistema, assim como riscos de incêndios.

A instalação fotovoltaica também está sujeita a falha em equipamento e de instalação e estudos sobre o assunto já revelam que os principais acidentes envolvem arcos elétricos e falhas em outros componentes do sistema.

Por isso, o tema será um dos abordados nesta quinta, 11 de novembro, durante o Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD), em um painel intitulado como “Segurança em Usinas Solares – Incêndios e Interfaces com a rede elétrica”.

O evento está acontecendo nos dias 10 e 11 de novembro em Salvador, na Bahia.


18% dos incêndios em usinas solares são de erros na instalação

As instalações solares fotovoltaicas estão em franco crescimento no Brasil. O setor vem produzindo cerca de 380 MW de energia por mês segundo a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e já representa mais de 7 GW de energia na matriz energética brasileira produzida somente através da GD.

Com esse crescimento todo, os acidentes elétricos envolvendo usinas também passou a acontecer. Um estudo desenvolvido na Alemanha, país com mais instalações fotovoltaicas do mundo, por exemplo, revela que 56% dos casos de incêndios em usinas fotovoltaicas do país foram causados pela queda de raios e os outros 44% restantes foram divididos entre 18% por falhas na instalação, 17% nas falhas dos produtos e 9% dos erros por projeto.

Apesar da incidência maior, os números ainda são baixos para os especialistas, o que demonstra que a instalação de energia limpa ainda é bastante segura se instalada de forma correta.


Arcos elétricos, desafios laboratoriais e recomendações internacionais serão abordados no CBGD

O estudo na Alemanha também demonstrou que falhas nos arcos elétricos estão entre as principais causas de incêndios por falha do produto, por isso o CBGD, na visão de Nelson Stanisci, da HUAWEI, abordará a segurança intrínseca de detecção dos arcos voltaicos nos inversores.

A qualidade de ensaios e desafios laboratoriais para incremento da segurança elétrica dos inversores e sua compatibilidade com a rede elétrica e ONS também serão abordados pelo especialista da ABNT, Leandro Michels durante o evento.

O evento também trará ao debate a tecnologia MLPE como elemento de segurança de telhados solares residenciais e comerciais que será apresentada por Thales Corrade, da Enphase, e que por sua vez trará uma visão importante do mercado para tornar os equipamentos mais seguros.

Uma contextualização dos telhados e usinas solares na modernização do setor elétrico também será abordada pela GDSolar, através de Ricardo Costa. E por fim, o congresso trará uma visão internacional sobre como atuar em incêndios em telhados solares a partir de do especialista Richard Birt, capitão do departamento do Las Vegas Fire, dos Estados Unidos.


Fonte: Portal Brasil Solar


____________________________________________________________________________________________________________________________________________

CBGD - Congresso Brasileiro de Geração Distribuída

SAVE THE DATE
10 e 11 DE NOVEMBRO DE 2021
SALVADOR - BA - BRASIL

SITE OFICIAL: www.cbgd.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

PATROCINADORES: PHB SOLAR / NEXEN / AMARA - E / GROWATT / CLAMPER / ECORI / EMBRASTEC / GENYX SOLAR / EDMOND / SUNGROW / GEL SOLAR / I.S BRASIL / SOLFACIL / SICES SOLAR / FRONIUS / JA SOLAR / SSM SOLAR DO BRASIL / INOX PAR / SOLIS INVERTERS / L8 / GOODWE / FORTLEV SOLAR / X POWER / HUAWEI / INGETEAM / AMPHENOL / TRITEC SOLAR / NOVA ESFERA / PIETA TECH / SOLARVIEW / TRIBUCI ADVOGADOS / WEB CONECTE

Compartilhe esta noticia: