Setor de energias renováveis está movimentando área acadêmica no Brasil

Setor de energias renováveis está movimentando área acadêmica no Brasil

Image

FAPESP lança oportunidade de pós-doutorado com bolsa que traz técnicas de gerenciamento de energia com fontes renováveis e sistemas de armazenamento de energia.

O Armazenamento de Energia tem ganhando cada vez mais relevância no Brasil. Um exemplo disso está não só no setor empresarial com o crescimento da necessidade de garantir energia, mas também na área acadêmica com a disseminação de conhecimento.

Um exemplo disso está em um projeto temático chamado de Pesquisas Interdisciplinares em redes inteligentes de energia elétrica, a qual está oferecendo uma oportunidade de pós-doutorado na área pela FAPESP.

Pós doutorado envolverá temas como técnicas de gerenciamento de energia e sistemas de armazenamento de energia

Dados da Agência FAPESP revelam que a pesquisa está sendo conduzida pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (FEEC- Unicamp).

Entre as principais atividades que serão trabalhadas envolvem técnicas de gerenciamento de energia com a integração de fontes renováveis e também sistemas de armazenamento de energia em redes elétricas inteligentes.
De acordo com a agência, ainda o pesquisador deverá integrar vários sinais de informação e controle de agentes distribuídos, como medidores inteligentes, conversores de potência e concentradores de dados. Também estão previstas simulações de computador e atividades experimentais para validar as metodologias planejadas.

Inscrições para a bolsa irão até 1 de novembro

Ainda de acordo com a FAPESP a oportunidade acadêmica é com bolsa e os interessados em concorrer-lá podem fazer suas inscrições até dia primeiro de novembro.

Nas informações repassadas pela faculdade as pessoas devem enviar um e-mail para antenor@fee.unicamp.br e acessar mais informações sobre a vaga no site da própria faculdade através do link: www.fapesp.br/oportunidades/4552.

“Os candidatos devem ter excelentes habilidades e experiência em eletrônica de potência; modelagem e controle de fontes distribuídas e sistemas de energia; ferramentas de simulação para circuitos elétricos, eletrônicos e de controle; softwares como processamento de sinal digital, programação de microcontroladores, FPGAS e DSPs, C / C ++, Python; e desenvolvimento de hardware eletrônico de potência” reforça a Agência FAPESP.

Ainda de acordo com a faculdade, a bolsa está aberta tanto para brasileiros como estrangeiros e o selecionado receberá uma bolsa no valor de 7.373,10 mensais, assim como uma reserva técnica equivalente a 10% do valor anual para atender às despesas imprevistas.

Para saber mais sobre o assunto o interessado também pode acessar o site: https://agencia.fapesp.br/pos-doutorado-em-redes-eletricas-inteligentes-na-unicamp/37184/

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: