Energia Solar: BNDES pretende financiar projetos climáticos

Energia Solar: BNDES pretende financiar projetos climáticos

Image

500 milhões serão captados pela instituição financeira com foco em apoiar projetos voltados para o desenvolvimento econômico e ambiental


A produção de energia solar no Brasil vai ganhar mais apoio. Nesta semana, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou que vai captar junto ao New Development Bank (NDB) cerca de 500 milhões de dólares para financiar projetos climáticos.

De acordo com a instituição financeira, o empréstimo será destinado aos projetos que promovam a redução da emissão de gases poluentes e também de adaptação aos efeitos das mudanças do clima.

Na ocasião fazem partes dos projetos todos aqueles que envolvem sustentabilidade como a energia solar e também outras fontes renováveis, além de mobilidade urbana, resíduos sólidos, equipamentos eficientes, cidades sustentáveis, mudança do clima, florestas nativas e gestão, e serviços destinados à redução de emissão de gases de efeito estufa.

Ao menos cinco projetos devem ser beneficiados segundo o BNDES

O montante captado pelo BNDES deve beneficiar ao menos cinco projetos, segundo a instituição. Todos com a aplicação de até 20% do valor total do financiamento.

Ainda segundo a instituição, os recursos captados deverão estimular o desenvolvimento econômico com impactos positivos para o meio ambiente, assim como para contribuir com a meta do país estabelecida no Acordo de Paris, em 2015.

Novos recursos visam promover a recuperação sustentável da economia brasileira

O foco principal do investimento é o meio ambiente. Para a diretora de finanças do BNDES, Bianca Nasser, a operação com o NDB pretende diversificar o funding e permitir um desenvolvimento mais sustentável ao país.

“A operação com o NDB faz parte dos esforços do BNDES na diversificação de seu funding, visando garantir recursos para o financiamento de projetos que promovam a recuperação sustentável da economia brasileira no pós-COVID” explicou ela.

Nasser ainda complementa que as negociações pretendem cumprir as metas nacionais e fomentar a infraestrutura sustentável.

“Ela também reflete o alinhamento estratégico entre o NDB e o BNDES em apoiar iniciativas ASG, em especial no que diz respeito ao cumprimento de metas nacionais, e consolida a cooperação entre as instituições no apoio à infraestrutura sustentável", finaliza ela.

Alguns projetos financeiros já estão sendo desenvolvidos pelo país e a captação de recursos do BNDES tem também o objetivo de ressaltar o caráter inovador da operação.

"Ressalta-se o caráter inovador da operação, a primeira com organismos multilaterais que prevê que até 30% dos recursos do empréstimo poderão ser utilizados pelo BNDES para financiamento de debêntures de projetos em setores específicos. Vale destacar, ainda, que os projetos a serem apoiados deverão atender aos critérios estabelecidos nas Políticas Operacionais do BNDES ``, explica a instituição em nota.

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: