Cases de sucesso e Projetos sociais mostram potencial da região norte do Brasil para produção renovável

Cases de sucesso e Projetos sociais mostram potencial da região norte do Brasil para produção renovável

Image

Procura por energia solar em Manaus, no Amazonas é grande afirma especialista que esteve presente durante o Fórum GD – Região Norte na última semana

Os cases de sucesso e projetos sociais mostram o quanto a região da Amazônia possui potencial para a produção de energia renovável através da geração distribuída.

Caroline Silveira, da Bemol, revela que a região norte tem hoje 209 sistemas isolados, sendo o Amazonas com o maior número de instalações, com 95 deles. Contudo, grande parte desses sistemas ainda utiliza derivados do petróleo para o seu funcionamento, um cenário que pode ser modificado com a chegada da energia solar através da GD.

Silveira afirma que a dificuldade de acesso à energia elétrica pelas comunidades mais afastadas está na baixa densidade demográfica e também na diversidade do povoamento, onde ambos encarecem a energia elétrica na região Amazônica. O encarecimento faz com que muitas comunidades e vilarejos isolados não tenham acesso à energia elétrica, segundo a especialista.

Durante o Fórum GD – Região Norte três projetos renováveis desenvolvidos foram apresentados e só confirmaram o quando os mesmos podem ser alternativas importantes tanto para a questão social como também econômica da região.

Projetos contribuem para o desenvolvimento de usinas solares, desenvolvimento de novas tecnologias e eletricidade para todos

Cada projeto apresentado durante o Fórum GD teve um modelo diferente, mas com o único propósito de levar energia limpa e renovável para comunidades isoladas. Um deles foi desenvolvido pela ONG WWF, com apoio da Usina Azul, a qual contribuiu através de apoio e financiamentos para um projeto de energia solar comunitária na Vila Limeira, uma comunidade ribeirinha dentro da Amazônia.

De acordo com Aurélio Souza, da Usina Azul, o projeto levou energia para 25 residências e permitiu que a comunidade fosse iluminada durante a noite através dos sistemas.

Outro projeto apresentado foi desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas – GEDAE, da Universidade Federal do Pará e teve como foco a criação de nano redes CC e também mobilidade elétrica de pequeno porte.

Para Wilson Negrão, desenvolvedor do projeto, a modularidade do projeto está sendo bastante interessante, visto que várias edificações puderam ser interligadas sem alterar os projetos já instalados e levar energia também tanto para as comunidades ribeirinhas como propiciar o desenvolvimento de pequenas embarcações eletrificadas.

A Bemol, por sua vez, também apresentou o terceiro projeto, o qual permitiu o desenvolvimento de usinas nas regiões mais remotas da região. Nesse caso a ideia foi levar energia a quem precisa, quem tem interesse e que busca uma alternativa viável. “A gente está juntando uma necessidade e atrelando a energia solar. A procura por energia solar aqui é grande ``, explica Silveira.

Para finalizar, Souza explicou que os três projetos apresentados durante o fórum tiveram como foco o desenvolvimento de energia limpa, renovável e distribuída.

“São três modelos diferentes de atendimento com geração de energia. Então o setor privado desenvolveu a usina, comercializando, locando, fazendo cooperativa e por aí vai. Tem a academia desenvolvendo conceitos, metodologias, testando, modulando e modelando coisas e tem o terceiro setor que é a WWF, com a Fundação Mott também financiando e aprovando projetos em comunidades ribeirinhas. São três abordagens diferentes que tem uma coisa em comum: a geração de energia limpa, renovável e distribuída no local para entregar energia para consumidores onde quer que seja” finaliza ele.

Fórum GD – Região Norte movimentou o setor renovável na última semana

E os potenciais da Geração Distribuída não devem parar por aí. O Fórum GD – Região Norte movimentou o setor de geração distribuída na última semana e com certeza propiciará ainda mais o desenvolvimento de projetos e cases de sucesso envolvendo a energia limpa e renovável.

De acordo com o Grupo FRG Mídias & Eventos, o evento envolveu mais de 300 empresas do setor e permitiu movimentar cerca de 100 milhões de reais em negócios. Cerca de 40 patrocinadores também permitiram que o evento se tornasse um sucesso segundo a empresa.

Ao todo o Fórum GD – Região Norte contou com 400 participantes presenciais durante cada dia do evento, e mais de duas mil pessoas online.

Fonte: Portal Brasil Solar
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3° ENERGY STORAGE BRASIL - FÓRUM & FEIRA DE ARMAZENAMENTO DE ENERGIA

SAVE THE DATE
06 E 07 DE SETEMBRO DE 2021
CURITIBA - PR - BRASIL

SITE OFICIAL: www.energystoragebrasil.com
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

PATROCINADORES: HUAWEI / PHB SOLAR / EDELTEC / GOODWE / SOLIS INVERTERS / SSM SOLAR DO BRASIL

Compartilhe esta noticia: