Sistemas Isolados estão entre as alternativas importantes para levar luz a Amazônia

Sistemas Isolados estão entre as alternativas importantes para levar luz a Amazônia

Image

Panorama energético da região norte do Brasil foi debatido por instituições e empresas durante o Fórum Regional de Geração Distribuída nesta quarta.

A Amazônia é a última fronteira para o desenvolvimento e eletrificação rural no Brasil. Quem afirma é o palestrante Aurélio Souza, da Usina Brasil, o qual esteve presente durante o Fórum GD – Região Norte nesta quarta, 29 de setembro.

Quase 100% dos estados brasileiros já contam com atendimento energético em sua totalidade, segundo ele, mas a região norte ainda passa por obstáculos energéticos que precisam ser sanados tendo entre suas soluções os sistemas isolados de energia solar fotovoltaica.

“Quando a gente olha para o norte do Brasil, por conta das distâncias, da logística, do tamanho que é, uma área de quase 5 milhões de quilômetros quadrados é maior que a metade do país. Quase 50% do país é a Amazônia Legal e você desenvolver projetos de energia da forma convencional é impossível. Então o sistema isolado é parte do contexto brasileiro de levar energia para as comunidades rurais e isoladas” explica Souza.

Ainda segundo ele, os últimos números do Ministério de Minas e Energia (MME) revelam que a expectativa seria levar energia para as regiões isoladas da Amazônia daqui a 6, 7 anos, mas para ele essa estimativa é ainda maior, visto que o número de comunidades isoladas é incerta e a cada estudo realizado pela concessionária de energia, mais comunidades que não estavam cadastradas surgem.

“E quando você vê os números oficiais eles não batem porque justamente conversando com o MME essa é uma grande dificuldade, mapear essa população isolada ”reforça Souza. Para o especialista, o futuro dos sistemas isolados é uma forma importante de levar energia limpa e renovável à população conforme as metas da Organização das Nações Unidas (ONU).

Amazônia Legal conta com grande potencial para geração distribuída

E assim como os sistemas isolados para as regiões mais remotas, o Fórum GD – Região Norte também mostrou o potencial da região para a criação de negócios de Geração Distribuída em diversos segmentos.

Carlos Evangelista, presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), destacou que a região é rica em oportunidades energéticas renováveis e que os sistemas isolados estão entre as tecnologias mais focadas na GD de fato.

“A Amazônia Legal tem muitas e muitas oportunidades de negócios para as empresas que atuam no setor e é sempre bom lembrar, às vezes as pessoas confundem ou até esquecem que não tem mais geração distribuída que os sistemas off grid, que é literalmente você gerando energia junto da carga, próximo da carga até porque não tem linha de transmissão em muitos lugares para chegar a energia elétrica” reforça Evangelista.

Segundo o especialista, mais de dois bilhões de brasileiros não possuem energia elétrica no país em 2021, o que se torna uma excelente oportunidade de negócio para levar energia para as pessoas que precisam através dos painéis solares fotovoltaicos ou outras fontes limpas.

Várias licitações governamentais para a Amazônia Legal já estão em andamento, segundo ele, o que fomenta ainda mais a geração de negócios em GD.

“São oportunidades on grid e off grid que tem em toda a Amazônia Legal e no norte do Brasil. Ou seja, todo um novo horizonte, janelas que se abrem para nós, empresários, para as empresas que estão aqui como instaladores, EPCS, fabricantes de equipamentos. [...] Existe uma grande oportunidade de negócio nessa área de off grid gigantescas ”finaliza ele.

Fórum GD – Região Norte continua hoje

Assim como o panorama energético da região norte, muitos assuntos envolvendo a GD fizeram parte do primeiro dia do Fórum GD nesta quarta e podem ser revistos através da plataforma online.

O evento, que está acontecendo de forma híbrida em Manaus, no Amazonas, conta com uma programação intensa nesta quinta, 30 de setembro.

As palestras podem ser acompanhadas de forma online pela plataforma exclusiva através do site: Fórum GD Norte

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: