Brasil atinge 7 GW de potência instalada em Geração Distribuída

Brasil atinge 7 GW de potência instalada em Geração Distribuída

Image

A marca foi alcançada na manhã desta sexta-feira (10/09) e corresponde à meia Itaipu, com energia suficiente para 10 milhões de habitantes.

A expansão da geração distribuída (GD) segue em ritmo consistente, tendo sido necessários apenas três meses para partir da marca de 6 gigawatts (GW) e alcançar os 7 GW, nesta sexta-feira. Ou seja, no período entre 10 de junho e 10 de setembro, o GD cresceu cerca de 330 MW por mês.

A geração de energia elétrica por meio de painéis fotovoltaicas é a mais presente no País, representando 95,8% do total; seguida por biomassa (1,6%), Central Geradora Hidrelétrica – CGH (0,94%) e eólica (0,22%).

Com mais de 767 mil conexões, a classe residencial é a mais prevalente, responsável por 2,8 GW, seguida de perto por estabelecimentos comerciais, com 2,5 GW. Nas demais categorias, destaque para o meio rural (971 MW) e a indústria (582 MW).

Para Carlos Evangelista, presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), há um conjunto de fatores que explica tal aceleração da GD: 'A aprovação do marco legal da geração distribuída (Câmara Federal) deu maior segurança para quem pretendia investir em GD. Além disso, o encarecimento da conta de luz e as incertezas sobre disponibilidade de energia reforçaram o interesse por novas instalações'.

Sobre a ABGD

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), maior associação brasileira do setor de energias renováveis, conta com mais de 950 empresas associadas, entre provedores de soluções, EPCs, integradores, distribuidores, fabricantes, empresas de diferentes portes e segmentos, além de profissionais e acadêmicos, que têm em comum a atuação direta ou indireta na geração distribuída.

Fundada em 2015 para defender as demandas de empresas dedicadas à microgeração e minigeração de energia elétrica a partir de fontes limpas e renováveis, a ABGD representa seus associados junto aos órgãos governamentais, entidades de classe, órgãos reguladores e agentes do setor. Mais do que isso, trabalha para a difusão da GD para os diferentes setores da sociedade, incorporando os conceitos de sustentabilidade, retorno financeiro, eficiência energética e previsibilidade de gastos no que tange à geração e consumo de energia no local de consumo ou próximo.

Fonte: ABGD
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM GD NORTE - 11º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
29 e 30 DE SETEMBRO DE 2021
MANAUS - AM - BRASIL

SITE OFICIAL: www.forumgdnorte.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

PATROCINADORES: NEXEN / I.S BRASIL / ECORI ENERGIA SOLAR / PHB SOLAR / CLAMPER / AMARA -E / EDMOND / GROWATT / SOLFACIL / INSOLE / EMBRASTEC / GEL SOLAR / SICES SOLAR / SSM SOLAR DO BRASIL/ INOX - PAR / JA SOLAR / WDC NETWORKS / L8 / SMA / FORTLEV SOLAR / LIVOLTEK / EDELTEC / FOTUS ENERGIA SOLAR / GOODWE / PIETA TECH / SUNGROW / INGETEAM / LONGI / SOLIS INVESTERS / AMPHENOL / WIN / TRITEC SOLAR

Compartilhe esta noticia: