Energia Renovável: Nova Tecnologia em nuvem vem sendo testada para agilizar aprovações de conexões de energia limpa na Austrália

Energia Renovável: Nova Tecnologia em nuvem vem sendo testada para agilizar aprovações de conexões de energia limpa na Austrália

Image

Ferramenta inovadora vem sendo desenvolvida no país e financiada pela Agência Australiana de Energia Renovável. Ideia é fomentar a produção limpa e tornar mais rápido a aprovação dos projetos.

A produção de energia renovável vem ganhando cada vez mais adeptos e soluções impressionantes, como é o caso de uma nova ferramenta de simulação de conexões criada pelo Operador do Mercado de Energia Australiano (AEMO – sigla em Inglês), na Austrália.

Em nota na última semana, um investimento de 2,23 milhões de dólares foi anunciado pela Agência Australiana de Energia Renovável (ARENA) no projeto desenvolvido pela AEMO, o qual tem como foco reduzir o tempo que leva para os desenvolvedores conectarem projetos sustentáveis ao Mercado Nacional de Eletricidade (NEM).

“Uma ferramenta de simulação de conexões baseada em nuvem que permitirá uma avaliação mais eficiente da nova rede conexões com as redes de eletricidade da Austrália” explicou a ARENA.

Projeto tem como foco fomentar novos projetos de energia limpa no país e permitir que os mesmos sejam refinados mais rapidamente pelos desenvolvedores

Ainda de acordo com a Agência Australiana, a nova ferramenta tem o propósito de ajudar os desenvolvedores das plantas renováveis no aperfeiçoamento de seus aplicativos de conexão.

“O AEMO está desenvolvendo a ferramenta de simulação de conexões para permitir que os desenvolvedores de projetos e seus parceiros e redes de eletricidade testem e refinem rapidamente sua planta de energia renovável e configurações de projeto usando as mesmas simulações detalhadas de sistema de energia de área ampla usadas no AEMO, enquanto preserva a confidencialidade dos dados do modelo” explica a agência.

Segundo o AEMO, por sua vez, a nova ferramenta vem para garantir uma nova conexão à rede pelas energias renováveis, a qual se tornou bastante dificultosa nos últimos anos se comparado às energias tradicionais.

“Inédita no mundo, a Ferramenta de Simulação de Conexões fornecerá aos desenvolvedores, Fabricantes de Equipamentos Originais (OEMs), Provedores de Serviços de Rede (NSPs) e consultores uma oportunidade única de agilizar a aprovação de aplicativos de conexão. Este serviço opcional fornece aos candidatos acesso ao portal para modelos de área ampla protegida, equivalentes aos usados ??no AEMO. As simulações mostraram os impactos da rede do gerador potencial e verificarão rapidamente se a usina pode ser conectada com segurança ao Mercado Nacional de Eletricidade (NEM)” explicou o AEMO.

Ferramenta de simulação é vista como fundamental para gestão de eficiência das conexões renováveis

A nova ferramenta vem para alcançar objetivos claros criados tanto pelo AEMO como também pela ARENA, o qual é dobrar a quantidade de gigawatts de projetos renováveis do NEM. Segundo as instituições isso inclui 46 GW de vento, 33 GW de solar e 10 GW de hidrelétrica.

O novo investimento é visto como fundamental para que o objetivo de gerenciar com eficiência um grande número de aplicações de conexão à rede de desenvolvedores de energia renovável aconteça segundo a ARENA.
Ainda durante o anúncio do novo investimento pela Agência na última semana, Darren Miller, CEO da agência, reforçou que o desenvolvimento da ferramenta de simulação de conexões ajudará a integrar e acelerar a energia renovável no sistema de energia.

“O sistema de energia da Austrália está evoluindo rapidamente, com a maior parte do crescimento da geração vindo de painéis solares e energia solar e eólica em grande escala. A ferramenta de simulação de conexões proposta ajudará os desenvolvedores em grande escala, fornecendo uma fonte detalhada de dados de energia e modelagem que incorpora nossos sistemas elétricos, permitindo assim que eles aceleram seu processo de desenvolvimento e gerenciam o risco potencial antes de passar pelo processo formal de conexão à rede” finalizou ele.

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: