Matriz energética brasileira chega a 50% por fonte renovável

Matriz energética brasileira chega a 50% por fonte renovável

Image

Políticas públicas inteligentes são um dos importantes aspectos para esse setor que vem crescendo no país.

De acordo com o Diretor do departamento de informações e estudo energéticos do Ministério de Minas e Energia (MME) a matriz brasileira é umas das mais renováveis do mundo, alcançando cerca de 48% indicador mais de três vezes superior ao nível mundial.

Entre as maiores fontes renováveis estão usinas hidrelétricas, energia eólica e solar que vem ganhando espaço. A energia eólica representa 10,9% da matriz elétrica e até 2025 a expectativa é que o alcance chegue a 13,6%. No último mês o setor obteve quatro recordes de geração e quatro de geração instantânea, sendo possível atender 102% da região nordeste em 24 horas.

A energia solar representa 2% da matriz elétrica do país, podendo chegar até o fim do ano na marca de 2,9%, segundo a ONS. No dia 30 de julho, foi registrado o recorde de geração dólar média, no período de 24 horas foram 682 megawatt médio.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, em 2020, a capacidade instalada em energia solar fotovoltaica cresceu 66% no país.

Energia renovável no Brasil

O Setor ne energias renováveis vem crescendo no país, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, atraindo investimentos e geração de empregos. Em energia sola por exemplo, o Brasil subiu para 9º no ranking de países que mais instalaram energia solar no ano passado.

De acordo com dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) o Brasil utiliza mais fontes renováveis que no resto do mundo. Somando lenha, carvão vegetal, hidráulica, derivados de cana e outras renováveis, o setor totaliza 46,2%, da nossa matriz energética.

Na última semana foi realizado o evento Fórum GD, voltado ao setor de energia solar e geração distribuída, onde de acordo com Tiago Fraga, Diretor de Marketing Institucional da ABGD, a segurança política e jurídica inteligente é importante e um dos aspectos relevantes para o crescimento da área.

‘’Os estados que mais trabalham e atuam com política públicas inteligentes são Minas Gerais com 95 mil conexões, São Paulo, 81 mil conexões e Rio Grande do Sul, com 71 Mil conexões’’, afirma.

De acordo com Fraga, atualmente são mais de 500 mil consumidores que tem a oportunidade de gerar sua própria energia, de forma sustentável.

Além dos benefícios ambientais, a GD gera milhares de empregos em todo o Brasil, dinamizando a economia e atraindo investimentos.

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: