Lançamento de programa Minas do Hidrogênio deve fomentar energia renovável em Minas Gerais

Lançamento de programa Minas do Hidrogênio deve fomentar energia renovável em Minas Gerais

Image

Projeto foi lançado essa semana pelo governo do estado com o apoio da FIEMG

A produção de energia renovável tem sido pauta no Brasil estes últimos dias e um dos exemplos está no Programa Minas do Hidrogênio, um projeto desenvolvido pelo estado de Minas Gerais e que tem como foco fomentar a participação do Hidrogênio Verde na matriz energética.

O programa foi lançado esta semana pelo governo do Estado e teve a participação do Ministro de Minas e Energia, Bento Alburquerque. A ocasião, que aconteceu na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), também recebeu a presença do vice-governador, Paulo Brant, e o presidente da Federação, Flávio Roscoe.

O hidrogênio verde tem sido apontado como uma tendência bastante positiva de energia renovável e que pode ser obtido da eletrólise da água ou da biomassa e biocombustíveis, o que favorece sua produção limpa, com isso o programa desenvolvido em Minas vem para fomentar a produção do biogás em grande escala segundo os especialistas.

“Os investimentos nessa cadeia estratégica vão incrementar a venda de commodities e fomentar a demanda em larga escala da geração de um gás, cuja exploração está na vanguarda tecnológica e atende a protocolos ambiental e socialmente sustentáveis” ressalta Roscoe.

Programa tem como foco fomentar uso do Hidrogênio do estado e torná-lo protagonista no assunto

O programa Minas do Hidrogênio foi desenvolvido pelo governo de Minas Gerais e teve apoio da FIEMG, a qual reforça o potencial do estado para esse tipo de produção. "O momento é propício para Minas Gerais ser protagonista na geração de hidrogênio” afirma Roscoe.

O objetivo do projeto em si é fomentar as discussões e ações tanto do poder público como do privado em relação à produção do hidrogênio verde no estado.

Durante o lançamento, Alburquerque também destacou que o país vem buscando novas fontes de energia limpa para incentivar, sendo o hidrogênio verde uma delas.

“O Governo Federal tem incentivado fortemente as fontes renováveis de energia. Na última reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), aprovamos as diretrizes para o Programa Nacional do Hidrogênio. Apostamos em diferentes rotas de produção e na versatilidade de seu uso energético, buscando um mercado abrangente e com redução de custos” explicou ele.

Potencial do estado para a geração de hidrogênio também foi abordado em painel por especialistas do setor

O evento de lançamento contou com painéis de apresentação de acordo com o MME, onde especialistas do setor demonstraram o potencial de Minas para a geração do hidrogênio verde.
Para o diretor do Departamento de Desenvolvimento Energético da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, Carlos Alexandre Príncipe Pires, os dados apresentados mostram os diferenciais competitivos que o país pode e deve aproveitar para fomentar o desenvolvimento da tecnologia.

“A grande característica refletida nas diretrizes do PNH2 é de que o País tem que aproveitar seus diferenciais competitivos. No caso de Minas Gerais, nós sabemos que há uma vocação natural para as fontes renováveis de energia, por conta disso o PNH2 se está em sintonia com a iniciativa do governo do estado, no sentido de aproveitar esses diferenciais competitivos em prol do desenvolvimento do hidrogênio na região” finalizou ele.


Fonte: Portal Biomassa BR

Compartilhe esta noticia: