Nordeste bate recorde de energia renovável

Nordeste bate recorde de energia renovável

Image

A energia renovável está crescendo e atendendo a demanda no Brasil cada vez mais durante os anos. Além de expandir as gerações de empregos desde 2012.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS o segundo semestre foi de alta demanda renovável, entre elas solar e eólica. Sendo 4 recordes de geração eólica, quatro de geração instantânea e dois recorde de energia solar fotovoltaica.

Em 22 de julho, a energia eólica foi capaz de atender 102% da demanda do nordeste durante um dia, foram produzidos 11.399 MW médios de energia do setor. Em energia solar, no último dia 30 de julho, foram registrado um novo recorde de geração solar média, quando acumulados 682 MW médios, correspondendo a 5,8% da demanda da região.

De acordo com a ONS a energia eólica hoje representa 10,9% da matriz elétrica brasileira e a expectativa é que até 2025 seja atingindo 13,6%. Já a energia solar representa 2% da matriz, com expectativa de atingir 2,9% até o fim de 2021.

Energias renováveis no Brasil

A energia renovável vem crescendo no Brasil cada vez mais durante os anos, tanto por incentivos governamentais e conscientização da sociedade. O uso dessa fonte traz benefícios ambientais e econômicos.

De acordo com dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) o Brasil utiliza mais fontes renováveis que no resto do mundo. Somando lenha, carvão vegetal, hidráulica, derivados de cana e outras renováveis, o setor totaliza 46,2%, da nossa matriz energética.

O país alcança cerca de 83% de renováveis, em relação a 25% da média mundial. A tendência é do avanço das energias renováveis, pois o Brasil faz parte dos países que assinaram o acordo de Paris em 2015, que visa conter o aumento do aquecimento global.

Além dos benefícios ambientais, a GD gera milhares de empregos em todo o Brasil, dinamizando a economia e atraindo investimentos. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL a energia solar fotovoltaica criou mais de 187 mil empregos em todo país. Em primeiro lugar do ranking encontra-se Minas Gerais, com 33.870 oportunidades, em seguida São Paulo, 23.518, Rio Grande do Sul, 23.091, Mato Grosso, 14.274 e em quinto, conta com Paraná, com 10.272.

A meta do Brasil até 2030 é reduzir em 43% as emissões, além de chegar em 2025 com redução de 37% em relação aos níveis de 2005.

Fonte: Portal Brasil Solar
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM GD CENTRO OESTE - 10º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
11 e 12 DE AGOSTO DE 2021
CUIABÁ - MT - BRASIL

SITE OFICIAL: www.forumgdcentrooeste.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

PATROCINADORES: ECORI/ PHB SOLAR / I.S BRASIL / CLAMPER / AMARA-E / EDMOND / INSOLE / SOLFACIL / NEXEN / GROWATT / SICES SOLAR / SSM SOLAR / EMBRASTEC / JA SOLAR / WEG / WDC NETWORKS / INOX PAR / EMBRASTEC / SMA/ COPERNICO / L8 / RENOVIGI/ FORTLEV SOLAR / GE / FOTUS ENERGIA SOLAR/ FIRTS SOLAR / SAJ / SOLIS / LONGI / INGETEAM / SUNGROW / BRASSUNNY/ / MODULAR ESTRUTURAS / WIN / WEB CONECTE / SOLARVIEW

Compartilhe esta noticia: