Inovação: Parceria busca transformar ônibus escolares nos EUA em usinas virtuais de 1 GW

Inovação: Parceria busca transformar ônibus escolares nos EUA em usinas virtuais de 1 GW

Image

Baterias dos veículos serão utilizadas para gerar eletricidade equivalente ao abastecimento de abastecimento de mais de um milhão de casas

Que a inovação faz parte de todo o processo energético, não se tem dúvidas e uma das provas vem sendo desenvolvida por uma parceria norte-americana entre a fornecedora de transportes estudantis Zum Services e a empresa de software de energia distribuída californiana, AutoGrid.

Com foco em transformar os ônibus escolares elétricos em usinas virtuais, a parceria visa utilizar as baterias de mais de 10 mil veículos em um recurso de usina de energia virtual (VPP). A produção, segundo as empresas, gira em torno de 1 GW de capacidade instalada.

O projeto desenvolvido visa fomentar o setor de armazenamento de energia, assim como de mobilidade elétrica nos próximos quatro anos. Segundo a Auto Grid a proposta irá ajudar a equilibrar a oferta e procura de energia na grade.

A ideia também vai de encontro com as novas propostas do governo norte-americano, o qual divulgou recentemente o investimento de 25 bilhões de dólares em ônibus escolares eletrificados.


Novo projeto irá movimentar todo setor renovável do país

Com a ideia de transformar as baterias elétricas dos ônibus escolares em usinas virtuais, a plataforma de software AutoGrid também vem permitindo integrar vários recursos de energias distribuídos, o que fomenta a produção renovável de muitas empresas.

As usinas virtuais podem realizar uma resposta de frequência e outros serviços de rede, assim como aguçar a flexibilidade de energia e opções de gerenciamento segundo a desenvolvedora. Para Rahul Kar, representante da AutoGrid, os ônibus escolares serão uma maneira ideal de produzir energia principalmente quando se fala em horários de demanda.

“Os ônibus escolares têm horários diários previsíveis e normalmente são usados apenas algumas horas por dia, o que os torna um recurso ideal como parte de uma usina de energia virtual. As usinas de energia virtuais desempenham um papel crucial no fornecimento de estabilidade a uma rede de energia renovável e as receitas extras desses serviços de rede permitem que distritos escolares e proprietários de frotas de veículos elétricos reduzam o custo total de propriedade enquanto se esforçam para cumprir suas metas de sustentabilidade” explica ele.

A capacidade de energia gerada pelos ônibus será equivalente ao abastecimento de mais de um milhão de casas para uma a quatro horas quando a rede elétrica estiver sobrecarregada.

Ainda segundo Kar, a parceria vai acelerar drasticamente a eletrificação do transporte estudantil, possibilitar uma rede elétrica mais resiliente e favorável às renováveis e tornar os novos ônibus escolares elétricos competitivos em relação aos veículos a diesel existentes.


Inovação também irá revolucionar o mercado de transporte estudantil

Assim como o mercado de energias renováveis, o mercado de transporte estudantil também apresentará mudanças bastantes positivas no que diz respeito a tecnologia e sustentabilidade.

A empresa Zum reinventou o transporte estudantil, desenvolvendo tecnologia e serviços ponta a ponta para fornecer maior sustentabilidade, flexibilidade e eficiência para distritos e pais que trabalham e agora com a nova parceria busca trazer ainda mais inovações, principalmente no que diz respeito a questão ambiental.

Vivek Garg, presidente e Diretor de Operações da Zum reforça que a parceria entre a empresa e a Autogrid é vista como uma realidade criativa e eficiente. “Estamos empenhados em facilitar aos distritos a evolução de suas frotas para 100% elétricas por meio de uma poderosa combinação de tecnologia e inovação. Além disso, estamos pegando veículos que tradicionalmente passaram a maior parte de sua vida paralisados ou estacionados e expandindo seu uso de várias maneiras - desde aproveitá-los para viagens além das rotas de casa para a escola até otimizar a rede elétrica” finalizou ele.


Fonte: Portal Storage Energy


____________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM GD CENTRO OESTE - 10º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
11 e 12 DE AGOSTO DE 2021
CUIABÁ - MT - BRASIL

SITE OFICIAL: www.forumgdcentrooeste.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

PATROCINADORES: ECORI/ PHB SOLAR / CLAMPER / AMARA-E / EDMOND / SOLFACIL / NEXEN / SICES SOLAR / SSM SOLAR / EMBRASTEC / JA SOLAR / WEG / WDC NETWORKS / INOX PAR / L8 / FORTLEV SOLAR / GE / SOLIS / LONGI / INGETEAM / SUNGROW / AMPHENOL / MODULAR ESTRUTURAS / POLITEC / WEB CONECTE / SOLARVIEW




Compartilhe esta noticia: