Uso da biomassa para gerar energia através da Geração Distribuída está em crescimento

Uso da biomassa para gerar energia através da Geração Distribuída está em crescimento

Image

Estudo de caso sobre o assunto foi destacado por especialista da USP na última semana

O aproveitamento da biomassa para geração de energia limpa vem se tornando cada vez mais importante no Brasil e isso inclui também o conceito de geração distribuída.

De acordo com a coordenadora do grupo de pesquisa em bioenergia GBio da USP, Suani Teixeira, as pequenas cargas são quantidades reduzidas de resíduos e se enquadram de forma satisfatória na GD.
A especialista comenta que mesmo que existam hoje plantam bem maiores de aproveitamento de resíduos, como é o caso do biogás em regiões sucroalcooleriras, por exemplo, ainda assim existem aqueles produzidos em menores quantidades como na silvicultura e resíduos urbanos, os quais são caracterizados como menores potências instaladas e uma opção interessante para a geração distribuída.


GD pode ser uma saída importante para aproveitamento melhor da Biomassa segundo especialista

Apesar de uma fonte alternativa promissora, a biomassa no mundo ainda é pouco aproveitada segundo Texeira. Na matriz energética mundial a fonte é reduzida e apesar do Brasil ter um potencial gigantesco para ela, ainda assim somente 8% da produção energética é acrescentada na matriz brasileira.

Diante disso, a especialista comenta que a GD pode ser uma saída importante para o setor também, visto que o aproveitamento da biomassa para gerar energia traz benefícios não só para o meio ambiente, como a redução dos gases de efeito estufa, mas também para a segurança energética e oportunidades econômicas. “A gente tem também oportunidades econômicas porque a gente tem emprego e renda principalmente na zona rural” complementa ela.

Sobre as instalações de Geração Distribuída, Teixeira explica que o país tem hoje uma expressiva produção através da biomassa também. Sistemas desse tipo de geração podem ser vistos no bagaço da cana, resíduos florestais, casca de arroz e principalmente no biogás.

Ainda segundo Teixeira se excluirmos a fonte solar, a qual tem números bem maiores, a GD através da biomassa corresponde a 65% da produção no Brasil atualmente, um número bastante positivo.
A participação da GD no Brasil pela biomassa também é vista como bastante promissora pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), onde de 2020 a 2030 ela acredita na inserção de cada vez mais biodigestores, aproveitamento do biogás para a produção de biometano, aproveitamento do biogás em aterros agroindustriais.


Especialista também aborda estudo de caso desenvolvido em SP com potencial de biogás, biometano e demais resíduos gerados no estado

Para endossar ainda mais o potencial da biomassa para a geração distribuída e demais formas de produção, Teixeira apresenta mapas interativos que foram desenvolvidos nos últimos anos e que são capazes de mostrar os potenciais de aproveitamento energético por diferentes fontes de biogás nos 645 municípios do estado de São Paulo.

“Nesses mapas, onde tem também toda a infraestrutura do estado de geração de energia elétrica, distribuição de energia elétrica, tubulações de gás natural, unidades de conservação; A gente entrando no site e acessando cada um dos municípios a gente tem os dados desses municípios e o potencial de aproveitamento energético de cada um deles” explica ela.

Em 2019, um Atlas de Bioenergia do Estado de São Paulo também foi criado de acordo com a coordenadora e nesse caso não só os aproveitamentos de biogás e biometano foram traçados, mas também todos os resíduos do setor como os resíduos sólidos urbanos, as estações de tratamento de esgoto, resíduos da cana de açúcar entre muitos outros, onde pequenas cargas se tornaram opções viáveis de geração distribuída.

A conclusão do estudo mostra que a distribuição de eletricidade através dos resíduos pode ser viabilizada a médio e longo prazo principalmente pelo setor sucroalcooleiro. O Atlas completo também pode ser acessado no site IEE


Fonte: Porta Brasil Solar


____________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM GD CENTRO OESTE - 10º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
11 e 12 DE AGOSTO DE 2021
CUIABÁ - MT - BRASIL

SITE OFICIAL: www.forumgdcentrooeste.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

PATROCINADORES: ECORI/ PHB SOLAR / CLAMPER / AMARA-E / EDMOND / SOLFACIL / NEXEN / SICES SOLAR / SSM SOLAR / EMBRASTEC / JA SOLAR / WEG / WDC NETWORKS / INOX PAR / L8 / FORTLEV SOLAR / GE / SOLIS / LONGI / INGETEAM / SUNGROW / AMPHENOL / MODULAR ESTRUTURAS / POLITEC / WEB CONECTE / SOLARVIEW


Compartilhe esta noticia: