Parceria leva instalação de equipamento solar fotovoltaico na instituição SER, localizada na favela do Vidigal

Parceria leva instalação de equipamento solar fotovoltaico na instituição SER, localizada na favela do Vidigal

Image

SER Alzira de Aleluia conta com iniciativa do Grupo FRG Mídias e Eventos, Solfortes, Phb e Solarize com instalação de equipamento FV, diminuindo contas de energia e levando sustentabilidade.

O centro de educação profissional Alzira foi fundado em 2003, por Elma Maria da Silva de Aleluia e Antônio Carlos de Aleluia. Em 1970 Antônio foi o primeiro jovem a entrar na Universidade Federal Fluminense no curso de engenharia.

Desde então sua vida foi transformada através da educação, fazendo com que atualmente tenham desenvolvido a instituição SER Alzira, para que os jovens da comunidade do Vidigal tenham oportunidades e conhecimento através de cursos, entre eles de inglês, tecnologia, dança, cursos preparatórios de primeiro emprego e através da parceria sobre a sustentabilidade e energia solar.

‘’Na instituição a educação e formação vem através da inovação e nós podemos observar isso através da energia solar no seu crescimento, sendo uma ferramenta de abertura em novos empreendimentos. Não importa a idade, cor ou gênero, mas sim inovar para criar’’, diz Elma Maria.

Além disso, a organização possui um Hostel ‘’Alzira House’’ que recebe jovens de todo o Brasil e estrangeiros, que vêm sendo voluntários, desenvolvendo a educação cultural e levando sustentabilidade a outros continentes.

Para quem deseja conhecer mais sobre a instituição pode acessar as redes sociais: SER Alzira de Aleluia

Parceria entre SER Alzira, Grupo FRG Mídias e Eventos, Solfortes, Phb e Solarize

A iniciativa do projeto foi através de Tiago Fraga, CEO do grupo FRG e organizador do Fórum GD Sudeste, que ligou para Hans Rauschmayer, da Solarize Treinamentos, com a oferta de doar um sistema fotovoltaico, em parceria com a PHB, na potência de 3,6 kW. Pablo Dorneles, da Solfortes, aceitou o convite de executar a instalação sem demora.

Hans levou a proposta à Rede Favela Sustentável, que abriga um grupo de trabalho sobre energia solar, escolhendo a ONG SER, mesmo com o desafio de reverter e ampliar o telhado na laje do prédio da instituição. Após a parada forçada da pandemia, juntaram-se 20 colaboradores de 5 comunidades e do asfalto, e executaram a obra completa em cinco dias.

A tecnologia será disseminada no Vidigal e mais moradores serão capacitados. Haverá outros projetos em outras comunidades que, certamente, terão desafios diferentes. Objetivo é levar a energia solar a toda a sociedade e beneficiar através dela quem mais precisa.

A energia solar aliviará as contas de energia da ONG SER Alzira de Aleluia.

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: