Energia solar expandiu-se durante o período de duas décadas

Energia solar expandiu-se durante o período de duas décadas

Image

Eletricidade renovável aumentou 45% no último ano para 280 gigawatts (GW) e deve crescer ainda mais, segundo relatório.

De acordo com relatório da Agência Internacional de Energia (IEA) as fontes renováveis como eólica e solar cresceram rapidamente durante o período de duas décadas e devem se expandir nos próximos anos, rapidamente em relação à anteriormente o período de pandemia. A Europa e Estados Unidos devem ser destaque nesse crescimento acelerado, do que previsto anteriormente, devido a desaceleração na China.

A capacidade de eletricidade renovável acionada, aumento 45% em 2020, sendo 280 gigawatts (GW), o maior crescimento ano a ano desde 1999.

‘’O aumento em 2020 deverá se tornar o “novo normal”, com cerca de 270 GW de capacidade renovável em curso para serem adicionados em 2021 e quase 280 GW em 2022, apesar de uma desaceleração na China após um nível excepcional de adições no ano passado. Essas previsões foram revisadas para cima em mais de 25% em relação às estimativas anteriores da IEA em novembro, quando governos em todo o mundo leiloaram níveis recordes de capacidade renovável e empresas assinaram acordos de compra de energia de nível recorde, mesmo com a pandemia espalhando incertezas macroeconômicas e suprimindo exigem’’, diz o documento.

Para Fatih Birol, Diretor Executivo da IEA as energias eólica e solar estão sendo razões para ser otimistas sobre os objetivos climáticos, pois eles quebram recorde após recorde. Em 2020 a capacidade renovável foi responsável por 90% de toda a expansão do setor de energia global.

O Diretor ainda ressalta que os governos precisam aproveitar esse momento através das políticas públicas que incentivem o investimento para o setor.

‘’Investimento em energia solar e eólica, na infraestrutura de rede adicional que exigirão e em outras tecnologias renováveis importantes, como energia hidrelétrica, bioenergia e geotérmica. Uma expansão massiva da eletricidade limpa é essencial para dar ao mundo uma chance de atingir seus objetivos líquidos zero’’, afirma.

As instalações solares fotovoltaicas continuarão batendo novos crescimentos, com adições anuais previstas para chegar a mais de 160 GW até 2022. Não sendo diferente para à capacidade eólica global que quase dobraram no ano passado, para 114 GW.

China está no centro da oferta e demanda renováveis

A China é o maior fabricante de painéis solares e turbinas eólicas, bem como o maior fornecedor de matérias-primas como silício, vidro, aço e cobre.

Segundo o documento a China respondendo por cerca de 40% do crescimento da capacidade renovável global por vários anos. No ano passado a participação aumentou 50% devido o interesse em finalizar os projetos antes que os subsídios governamentais fossem eliminados.

O crescimento das energias renováveis na China deve se estabilizar abaixo do recorde de 2020, mas ainda mais de 50% acima de onde estava durante o período de 2017 a 2019.

Mesmo com qualquer desaceleração na China, será compensada com crescimentos na Europa, Estados Unidos, Índia e América Latina, onde o apoio governamental e a queda dos preços da energia solar fotovoltaica e eólica continuam impulsionando as instalações.

O relatório completo pode ser acessado diretamente em Relatório - As energias renováveis estão mais fortes do que nunca enquanto superam a pandemia

Fonte: Portal Brasil Solar
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM GD SUDESTE - 9º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
16 e 17 DE JUNHO DE 2021
RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL

SITE OFICIAL: www.forumgdsudeste.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

Patrocinadores: ECORI / PHB SOLAR / CLAMPER / NEXEN / EDMOND / SICES SOLAR / SSM / L8 / JASOLAR / PIETA TECH / WDC / INOX PAR / WEG / GOODWE / EMBRASTEC / SUNGROW / INGETEAM / SOLIS INVERTERS / SOLAR EDGE / OPUS SOLAR / LONGI / AMPHENOL / NOVA ESFERA / POLITEC / PROAUTO / TRITEC / SOLFACIL / MODULAR ESTRUTURAS / SOLARIZE

Compartilhe esta noticia: