As energias renováveis irão acelerar para o crescimento mais rápido dos últimos seis anos

As energias renováveis irão acelerar para o crescimento mais rápido dos últimos seis anos

Image

Capacidade global de energia renovável deve aumentar devido impulsionamento de países.

As fontes de energias renováveis vem crescendo cada vez mais, a eletricidade gerada por tecnologias renováveis tiveram um desemprenho de 7% globalmente em 2020.

O setor representa 83% da matriz elétrica brasileira. A participação é liderada pela hidrelétrica (63,8%), seguida de eólica (9,3%), biomassa e biogás (8,9%) e solar centralizada (1,4%).

Segundo relatório da IEA -Agência Internacional de Energia, o setor cresceu fortemente no último ano, mesmo com a queda do covid-19. A capacidade aumentará devido impulsionamento da China e Estados Unidos, que chegou ao nível recorde recorde de 200 gigawatts em 2020.

Este aumento representa quase 90% da expansão total da capacidade global de energia.

A Índia e a União Europeia também serão parte de uma expansão recorde de adições de capacidade renovável global de aproximadamente 10% neste ano, o crescimento mais rápido desde 2015, de acordo com o relatório.

“A energia renovável está desafiando as dificuldades causadas pela pandemia, mostrando um crescimento robusto enquanto outros combustíveis lutam”, disse o Dr. Fatih Birol, Diretor Executivo da IEA.

Nos primeiros 10 meses do último ano, a China, Índia e União Europeia aumentaram a capacidade de energia renovável leiloada em todo o mundo 15% a mais do que no mesmo período em 2019. A previsão de acordo com a IEA é de que a expiração dos incentivos nos principais mercados e as incertezas resultantes levam a um pequeno declínio nas adições de capacidade de energias renováveis no próximo ano.

Mas se os países abordarem essas incertezas políticas a tempo, estima-se que adições globais de energia solar fotovoltaica e eólica, podem aumentar mais de 25% cada em 2022.

Energias renováveis fora do setor elétrico sofreram os impactos da crise da Covid

De acordo com a IEA, os biocombustíveis usados no transporte obteve no último ano o primeiro declínio anual em duas décadas, impulsionado pela queda na demanda de combustível para transporte, como os preços mais baixos dos combustíveis fósseis, reduzindo o prestígio econômico dos biocombustíveis.

A demanda por bioenergia na indústria também caiu, como resultado da queda mais ampla da atividade econômica.

‘’Mais pode e deve ser feito para apoiar a implantação e inovação em bioenergia para fornecer combustíveis sustentáveis para esses setores’’, diz o documento.

Fonte: Portal Brasil Solar
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM GD SUDESTE - 9º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
16 e 17 DE JUNHO DE 2021
RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL

SITE OFICIAL: www.forumgdsudeste.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

Patrocinadores: ECORI / PHB SOLAR / CLAMPER / NEXEN / EDMOND / SICES SOLAR / SSM / L8 / JASOLAR / WDC / INOX PAR / WEG / GOODWE / EMBRASTEC / SUNGROW / INGETEAM / SOLIS INVERTERS / SOLAR EDGE / OPUS SOLAR / LONGI / AMPHENOL / NOVA ESFERA / POLITEC / PROAUTO / TRITEC / SOLFACIL / MODULAR ESTRUTURAS / SOLARIZE

Compartilhe esta noticia: