Cúpula do Clima: Soluções de Armazenamento de energia solar esteve entre as pautas dos países

Cúpula do Clima: Soluções de Armazenamento de energia solar esteve entre as pautas dos países

Image

Israel, Estados Unidos e China estão entre as nações que buscam expandir o setor em busca da emissão zero carbono nos próximos anos.

A Cúpula do Clima, que aconteceu na última semana de forma online e reuniu mais de 40 chefes de estado, trouxe à tona diversos problemas ambientais que ainda precisam ser sanados para estagnar o aquecimento global.

Além dos problemas citados, metas, sugestões e soluções também estiveram na pauta de muitos países para conter o avanço da temperatura mundial. Entre os pontos abordados estiveram os investimentos em armazenamento de energia.

Em entrevista à Reuters, o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, explicou que mobilizar as lideranças políticas em prol das mudanças climáticas é essencial. Segundo ele, medidas ambiciosas a favor do clima devem ser desenvolvidas para os próximos dez anos e começadas pelos grandes emissores através da mitigação, adaptação e financiamento de projetos que tenham como foco as emissões zero carbono.

Cooperação entre EUA e China têm como meta descarbonizar a indústria de energia

Uma carta conjunta divulgada neste mês de abril e desenvolvida pelos Estados Unidos e pela China também teve como objetivo anunciar a cooperação de ambos os países no combate às mudanças climáticas.

A cooperação entre os países também foi abordada durante a Cúpula do Clima com o propósito de incentivar a união das nações em prol do meio ambiente, visto que é preciso que metas de curto prazo também passem a ser desenvolvidas para a redução efetiva das emissões.

De acordo com a carta, ambas as nações têm como propósito aumentar a ambição climática. No documento foram apresentadas quatro medidas de curto prazo, sendo uma delas a criação de políticas para descarbonizar a indústria e a energia, por meio da economia circular, armazenamento de energia, CCUS e hidrogênio verde.
Dentre as outras medidas anunciadas, os países também visam maximizar o investimento e financiamento em apoio à transição energética dos países em desenvolvimento, assim como encontrar medidas de redução das emissões de carvão e derivados do petróleo. A redução gradual da produção e do consumo de combustíveis fósseis também foi reforçada pelo documento.

Israel pretende investir em soluções de armazenamento de energia voltado para Energia Solar

No segundo dia da Cúpula do Clima, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, reforçou que o país vem buscando desenvolver soluções energéticas através do armazenamento de energia solar com o foco em aumentar esse tipo de geração no país.

Netanyahu destacou que pretende tornar o país um líder em armazenamento de energia e revolucionar a geração de energia limpa e sustentável no país e no mundo.
“Nos comprometemos a reduzir as emissões de carbono de Israel e a fazermos uma transição completa de combustíveis fósseis para energias renováveis até 2050", explica o primeiro-ministro durante o evento.

Sobre a energia solar, Netanyahu explica que a produção do país passou de 2% para 10% e que os investimentos no setor de armazenamento de energia serão o foco do país nos próximos anos por apresentar mais dificuldades no crescimento, entretanto, ser algo bastante importante para o fomento da energia limpa.

Fonte: Portal Brasil Solar
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM GD SUDESTE - 9º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
16 e 17 DE JUNHO DE 2021
RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL

SITE OFICIAL: www.forumgdsudeste.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

Compartilhe esta noticia: