Projetos com solar fotovoltaico estão entre as opções de suprimento para Leilão no Brasil

Projetos com solar fotovoltaico estão entre as opções de suprimento para Leilão no Brasil

Image

Os empreendimentos solar fotovoltaicos e termelétricos a biodiesel, biocombustível, gás natural e óleo diesel foram cadastrados para este leilão.

O Armazenamento de Energia está entre as soluções de suprimento aderidas pelo Leilão para Suprimento de Sistemas Isolados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) previsto para este mês.

O edital, que foi aprovado em março e divulgado pela agência, destaca que serão licitados cinco lotes de soluções de suprimentos de energia elétrica aos consumidores locais ainda não conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Previsto para acontecer agora dia 30 de abril, o leilão contempla 23 localidades de 22 municípios do país, sendo estes divididos em cinco estados, todos na região norte.

Cadastramento dos Projetos conta com 289 centrais geradoras agrupadas em 69 soluções de suprimento diferentes

O Leilão para Suprimentos dos Sistemas Isolados de 2021 teve suas diretrizes gerais publicadas em setembro de 2020 pelo Ministério de Minas e Energia.
Seu cadastramento aconteceu através da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e foi finalizado em janeiro deste ano. Devido à pandemia, todo o processo aconteceu de forma remota e incluiu o uploud de documentos via sistema AEGE.

De acordo com a EPE foram cadastradas 289 centrais geradoras, as quais foram agrupadas em 69 soluções de suprimento, que por sua vez, totaliza cerca de 1.361 MW de capacidade instalada. Agora as mesmas esperam o leilão no final do mês, dia 30 e que abril deverá contratar soluções de suprimento para serem fornecidos em 01 de abril de 2023.

Já em relação as fontes de energia a EPE destaca que empreendimentos solar fotovoltaicos e termelétricos a biodiesel, biocombustível, gás natural e óleo diesel foram cadastrados para este leilão. “Também se candidataram soluções de suprimento contemplando diferentes combinações de projetos híbridos termelétricos/fotovoltaicos, com e sem armazenamento” reforça o relatório.

Armazenamento de Energia no Brasil

Considerado um tema de grande relevância na matriz energética, o Armazenamento de Energia no Brasil é visto pelos especialistas como algo com um futuro bastante promissor.

No país, o armazenamento eletroquímico, ou seja, através de baterias, vem ganhando espaço e acontece muitas vezes pelo excedente de energia, a qual é utilizada pelo consumidor sempre que necessário. Segundo Markus Vlasits, CEO NewCharge Energy Freedom, apesar de ser mais comum em sistemas isolados, o armazenamento que tem crescido é aquele que é conectado a rede.

“Existem mundo afora algumas tendências bem interessantes que tem proporcionado o crescimento dessa nova modalidade de armazenamento, por outro lado a gente tem acompanhado em quase todos os países o crescimento de fontes de energia renovável e nós sabemos que essas fontes são variáveis e que nem sempre nós temos um casamento perfeito de momento de consumo e o momento de geração, então existe essa necessidade de alguma forma digamos de amortecimento desse descasamento” explica ele.

Vlasits também reforça que o armazenamento de energia eletroquímico vem sendo impulsionado pela tecnologia, visto que das varias formas utilizadas para esse fim, as baterias de lítio estão passando por uma redução de custo muito significativo.

“Nós que somos do setor solar fotovoltaico a gente sempre olha essa curva de redução no preço do painel que tem caído mais de 90% nos últimos 10 anos e a gente às vezes esquece que as baterias de lítio têm passado por um preço mais ou menos semelhante apesar de ser uma tecnologia totalmente diferente” reforça ele.

Fonte: Portal Brasil Solar
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM GD SUDESTE - 9º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
16 e 17 DE JUNHO DE 2021
RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL

SITE OFICIAL: www.forumgdsudeste.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

Compartilhe esta noticia: