Energia Renovável: Baterias podem tornar o armazenamento de energia solar mais acessível

Energia Renovável: Baterias podem tornar o armazenamento de energia solar mais acessível

Image

Produção renovável e armazenamento desse tipo de energia vêm ganhando destaque pelo mundo.

A produção de energia renovável vem ganhando um novo capítulo capaz de fortalecer ainda mais o setor diante do grande cenário ainda presente de combustíveis fósseis.
Apesar desse tipo de produção ser considerada de grande valia para o mundo para a redução dos gases de efeito estufa, assim como para o desenvolvimento econômico, ainda incertezas rondam o setor diante da possibilidade de atender a demanda mesmo com adversidades climáticas.

Entretanto, boas notícias estão chegando com a possibilidade do armazenamento de energia renovável, onde muitos estudos já indicam os benefícios e as tecnologias que estão sendo desenvolvidas para esse fim.

O crescimento da energia renovável no Brasil

A matriz energética brasileira é predominada por fontes renováveis, o que a difere de muitos outros países onde a principal fonte energética é através dos combustíveis fósseis.

Entretanto, a maior fonte atual de energia no país ainda é a hidrelétrica, mas o cenário vem mudando e mostrando a entrada de novas fontes limpas no país. Dados do Ministério de Minas e Energia (MME) reforçam que as hidrelétricas deixaram de representar 82,9% da produção do país e agora fazem parte de 60,9% de todas as fontes de geração elétrica dando espaço para novas tecnologias como energia eólica, biomassa e energia solar.

Contudo o crescimento ainda é pequeno e novas tecnologias e pesquisas devem ser fomentadas nos próximos anos, reforçam especialistas.

O Sistema de Armazenamento de Energia Renovável

Se por um lado o desenvolvimento renovável é esperado, outro ponto referente ao armazenamento desse tipo de energia também faz parte cada vez mais das pesquisas e estudos para atender o mercado.

O sistema de armazenamento de energia renovável é formado por um conjunto de equipamentos e sistemas de controle altamente tecnológicos e que são capazes de receber a energia produzida através de turbinas eólicas, sistemas de energia solar, assim como biogás e armazenar a produção em baterias e outros equipamentos de modo a fornecê-la somente quando necessário.

O principal papel do armazenamento de energia nos próximos anos é disponibilizar uma maior estabilidade e segurança da rede elétrica, segundo o especialista Ildo Bet, Cofundador da PHB Solar.

“Com o desenvolvimento de novas tecnologias e o aumento na escala de produção de baterias, o custo desse tipo de sistema tenderá a cair, o que viabiliza a sua implantação em centrais de geração de energia e unidades consumidoras. O resultado disso, em conjunto com o gerenciamento da energia de forma eficiente, vão disponibilizar uma maior estabilidade e segurança da rede elétrica, reduzindo a sobrecarga dos sistemas de transmissão e distribuição atuais e permitirá maior penetração de fontes de energia renováveis, substituindo as fontes convencionais, reforça ele.

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: