Energia Solar no Mundo: Investimentos dos Estados Unidos podem fomentar projetos fotovoltaicos em outros países

Energia Solar no Mundo: Investimentos dos Estados Unidos podem fomentar projetos fotovoltaicos em outros países

Image

De volta ao Acordo de Paris, EUA prevê investir em massa em projetos sustentáveis para conseguir bater metas ambientais propostas pela ONU.

A geração de energia solar em todo o mundo já é uma realidade. O crescimento do setor, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia do novo coronavirus em 2020 vem surpreendendo muitos especialistas de modo positivo.

No Brasil um crescimento expressivo no número de instalações fotovoltaicas através da Geração Distribuída também foi notado. Dados compilados até o inicio de março pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) mostram um salto de 2MW para 5 MW de potência instalada em um período de um ano, ou seja, um crescimento de 3MW de potência instalada em um ano atípico para o mundo.

No exterior a promessa do novo governo norte-americano em promover a produção renovável também trouxe perspectivas de crescimento. Projetos voltados para painéis solares fotovoltaicos já estão chegando ao país e a expectativa é que muitos se instalem e prosperem para alcançar a meta firmada no acordo ambiental em Paris de 2015 pelos EUA.

O crescimento renovável em uma das maiores economias do mundo vem também servindo como exemplo para outros países como a África e a Espanha.

O crescimento de energia renovável nos EUA

A promoção no que diz respeito a produção renovável nos Estados Unidos vem expandindo atividades de energia solar no país.
Apesar de ainda ter um longo caminho pela frente devido ao atraso nos últimos anos, os EUA agora visam alavancar projetos e oferecer subsídios capazes de garantir a produção através de painéis solares e aerogeradores, sem contar a produção de biogás e demais fontes alternativas de energia.

A expansão de projetos já pode ser sentida como é o caso da European Energy, uma desenvolvedora dinamarquesa que planeja desenvolver energia solar no Texas. Em nota o presidente-executivo da empresa, Knud Erik Andersen, destaca que o projeto tem como foco fornecer energia verde ao país norte americano e trazer segurança de abastecimento ao Texas.

Um relatório desenvolvido pela Universidade de Princeton mostra que os EUA precisam investir 2,5 trilhões de dólares nos próximos anos para conseguir atingir a meta proposta pelo país de descarbonização.

As recentes políticas públicas para a transição energética do país prevê dois trilhões de dólares para projetos como estes, o que reforça as boas perspectivas do setor fotovoltaico.

Outros países do exterior estão seguindo o exemplo norte americano

Que a produção de energia renovável é importante, não se tem mais dúvidas. Os investimentos orçados pelos EUA tem sido modelo para demais países ao redor do mundo. A expansão de energia solar na Nigéria, na África, também está prevista para os próximos anos. Em nota para a imprensa, a fornecedora de energia solar nigeriana Starsight Energy destaca que planeja expandir sua produção também para o Quênia, Uganda e Tanzânia e o acordo de ampliação é esperado já para abril de 2021.

Outro exemplo de crescimento solar fotovoltaico também vem da Europa, mais precisamente da Espanha, onde recentemente um relatório divulgado pelo Reve mostra um aumento explosivo da capacidade instalada de energia eólica e fotovoltaica na Península Ibérica e também recorde de produção renovável na Espanha Continental.

“Juntas, as turbinas eólicas e fotovoltaicas geraram mais de 22.000 GWh no primeiro trimestre, um recorde que supera em 12% os recordes do último trimestre de 2020, aquele com a maior geração eólica e fotovoltaica até agora” destaca o relatório.

Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: