Rio de Janeiro ganha incentivo para produção de energia limpa através de Geração Distribuída

Rio de Janeiro ganha incentivo para produção de energia limpa através de Geração Distribuída

Image

Nova lei que concede isenção foi publicada hoje no Diário Oficial

A Lei estadual de nº 8922/2020, a qual concede a isenção de ICMS nas operações internas relativas à circulação de energia elétrica, sujeitas a faturamento sob o Sistema de Compensação de Energia Elétrica no Rio de Janeiro foi publicada hoje no diário oficial do estado.

De acordo com o advogado e professor de direito ambiental, Aloísio Pereira Neto, a isenção do imposto foi concedida para as operações de saída internas de energia elétrica fornecida pela distribuidora à unidade consumidora, desde que o responsável por ela tenha aderido ao sistema de compensação de energia elétrica.

Segundo o especialista poderão aderir ao sistema de compensação os consumidores com micro e mini geração de energia fotovoltaica das seguintes categorias: Unidade consumidora de geração compartilhada, unidade consumidora de autoconsumo remoto e unidade consumidora integrante de empreendimento de múltiplas unidades consumidoras.

Pereira Neto ressalta que a isenção ficou limitada à microgeração distribuída, ou seja, central geradora de energia elétrica solar fotovoltaica com potência instalada menor ou igual a 75 kW e a minigeração distribuída menor ou igual a 5MW.

A isenção prevista não se aplica ao custo de disponibilidade a energia reativa, a demanda de potência aos encargos de conexão e outros valores cobrados pelas distribuidoras.

“ Essa isenção servirá como um grande estímulo ao desenvolvimento da geração de energia através da matriz solar no Estado do Rio de Janeiro” destaca Pereira Neto.


Fonte: Portal Brasil Solar

Compartilhe esta noticia: